Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, III Jornada de Pós-graduação e II Seminário sobre Territorialidade

Tamanho da fonte: 
TRANSEUNTES: PROCESSOS CRIATIVOS 2017
Felipe Davi Machado, Silvia Da Silva Lopes

Última alteração: 2017-09-19

Resumo



Este trabalho trata de uma pesquisa realizada a partir do Projeto de Extensão “Transeuntes: Mostras de Dança - 2017”, do Curso de Graduação em  Dança: Licenciatura, da Uergs. A pesquisa tem como principal questão: Quais as metodologias usadas para o processo criativo dos alunos do componente curricular de introdução à coreografia? Os objetivos são refletir sobre as suas escolhas quanto ao ponto de partida do processo criativo e objetivos para a concepção da obra. A pesquisa justifica-se pelo interesse do bolsista, que está no primeiro semestre, sobre o assunto. A metodologia de pesquisa será a análise de cinco trabalhos escritos sobre os processos criativos das obras que passarão a fazer parte do Projeto Transeuntes deste ano e um caderno de campo com as percepções do pesquisador, ao assistir as suas apresentações. A principal referência usada é Otávio Nassur, que relaciona os processos criativos em Dança com a culinária. A pesquisa aconteceu entre os dia 30 de junho, quando ocorreu a Mostra desses trabalhos e o dia 30 de setembro.O Projeto Transeuntes está na sua quarta edição e viabiliza a apresentação das coreografias criadas nos componentes curriculares do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Uergs para a comunidade.  As coreografias apresentadas devem ter vínculo com os componentes curriculares do curso, devido à importância que se dá ao processo de criação. Através dos alunos da Graduação em Dança que participam deste Projeto, a arte da Dança ganha força e visibilidade e os licenciandos em dança ganham experiência como bailarinos, coreógrafos, diretores e produtores de dança, contribuindo para a sua futura missão de professores-artistas. Esta pesquisa sugere que a escrita, a  reflexão e a fundamentação teórica dos processos criativos, pelos futuros professores-artistas, tornam os trabalhos artísticos mais significativos para eles e que isso os ajuda a relacionar melhor os conhecimento em Dança construídos no Curso de Graduação com a sua efetiva atuação no mercado de trabalho.

Palavras-chave


Dança. Processo criativo. Conhecimento em Dança.