Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, III Jornada de Pós-graduação e II Seminário sobre Territorialidade

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE LEITORES NA REVISTA CACIQUE: CONCEPÇÕES, RASTREAMENTOS E ENDEREÇAMENTOS
Débora Cardoso Rego, Bianca Larcen, Fani Averbuh Tesseler, Ana Maria Bueno Accorsi

Última alteração: 2017-09-21

Resumo


Este estudo faz parte do projeto “Educação e formação de Leitores na Revista Cacique: concepções, rastreamentos e endereçamentos”, e encaminha-se a fim de pesquisar a importância expressa na Revista Infantil Cacique, editada e publicada pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul por quase uma década, de 1954 a 1963, enquanto artefato educativo, compreendendo suas representações, concepções sociais, educacionais, literárias, linguísticas e artísticas. Neste sentido, objetiva-se contextualizar e descrever a Cacique para a educação de então e de hoje, identificando para quem estava endereçada e quais eram suas concepções sociais e educacionais. Busca-se rastrear a continuidade dessas concepções até o contexto educacional atual problematizando-as para a educação de hoje. Dispondo de metodologia de pesquisa com abordagem de cunho qualitativo, o estudo consuma-se sob o olhar da pesquisa bibliográfica, por meio de análise de documentos escritos. O estudo é primordialmente descritivo, e busca nos diferentes textos da revista Cacique o pensamento social e educacional da época de sua publicação. Num segundo momento, o estudo se concentra em levantar e estudar as diferenças entre as concepções sobre a leitura e a educação presentes na revista e as respectivas concepções contemporâneas. Através de uma pesquisa com o acervo que contemos, organizaram-se as categorias presentes nas revistas para a constatação de quais categorias apareciam em mais edições. A partir desta pesquisa, verificou-se que as categorias mais corriqueiras foram as de folhetim, fábulas, jogos, literatura, história da capa. Percebe-se, até o momento, que a revista Cacique foi instituída como um artefato educacional criado para formar leitores – e educá-los – principalmente na perspectiva da moral ou das virtudes cristãs e com função moralizadora, cívica, patriótica e social, almejando manter e justificar a ordem social em construção.

Palavras-chave: Formação do Leitor. Educação. Linguagem. Sociedade. Revista Cacique.

Agradecimentos e Fontes de Financiamento: Este trabalho contou com financiamento do CNPq, por meio de bolsa de IC e da FAPERGS por meio do Edital ProPPG 13/2016.


Palavras-chave


Formação do Leitor. Educação. Linguagem. Sociedade. Revista Cacique.