Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, III Jornada de Pós-graduação e II Seminário sobre Territorialidade

Tamanho da fonte: 
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - AJA/PEDAGOGIA
Daiane Santana de Oliveira, Maria da Graça Prediger da Pieve

Última alteração: 2017-09-21

Resumo


O presente projeto de extensão em desenvolvimento, classificado na categoria de não evento, intitulado Laboratório de Alfabetização de Jovens e Adultos - AJA/Pedagogiaconstitui-se em um Campo de aplicação do Curso de Pedagogia e objetiva organizar e instituir um laboratório ou campo de aplicação do Curso de Pedagogia que possibilite aos acadêmicos realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à alfabetização de jovens e adultos, dentre elas, o estágio curricular obrigatório. Objetiva juntamente contribuir para a alfabetização e letramento de jovens e adultos. A perspectiva teórica que fundamenta o projeto e a sua implementação orienta-se pelos documentos legais que normatizam a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 1988; 1996; 2010; 2014), Freire (1979), LEAL (2010) e Soares (2008). Os procedimentos metodológicos do projeto abrangem o período de dez meses (março a dezembro de 2017), contemplando atividades que incluem a divulgação do projeto, matrículas, organização e diagnóstico da turma de alfabetização, aulas regulares ministradas por bolsistas, professores voluntários da Rede Pública, organização e acompanhamento do Estágio Curricular Supervisionado a ser realizado  pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia, realização de atividades práticas e pesquisas realizadas pelos acadêmicos resultantes das atividades práticas dos Componentes Curriculares, avaliação do projeto e encaminhamento do relatório final à Proex. Neste momento, o projeto encontra-se em fase de divulgação, pré-matrículas de alunos interessados e realização de leituras e planejamentos. Juntamente, definiu-se que o trabalho pedagógico organizar-se-á a partir de "Temas Geradores", pois, essa opção metodológica permite partir da realidade do educando. Como resultados espera-se constituir o campo de aplicação ou laboratório de alfabetização de jovens e adultos para realização do estágio curricular obrigatório de 135 horas nesta Modalidade de Ensino e juntamente, propiciar às práticas dos Componentes Curriculares voltados à esta Modalidade. Não menos importantes, contribuir para a alfabetização de jovens e adultos do município de Cruz Alta.

 

Palavras-Chave: Alfabetização. Jovens e Adultos. Laboratório. Estágio Obrigatório.

 

Agradecimentos e Fontes de Financiamento: Este trabalho conta com o financiamento da PROEX/PROBEX/UERGS, por meio de bolsa de extensão.


Palavras-chave


EJA, Educação Jovens e Adultos