Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, III Jornada de Pós-graduação e II Seminário sobre Territorialidade

Tamanho da fonte: 
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE FILOGENÉTICA DE GENES PERTENCENTES À FAMÍLIA GÊNICA PLAC8 (PLACENTA ESPECÍFICA 8) EM EUCARIOTOS.
Nathália Cassia Ferreira DIAS, Bianca BOHN, David Gabriel dos Santos FAGUNDES, Alexandro CAGLIARI

Última alteração: 2017-08-08

Resumo


Inúmeras pesquisas vêm sendo realizadas a fim de buscar cultivares mais resistentes às condições de estresse em espécies vegetais importantes para a alimentação humana. Sabe-se que as mudanças bioquímicas e fisiológicas que ocorrem em plantas sob condições de estresse estão relacionadas com alterações na expressão gênica. Um dos mecanismos envolvidos na resposta celular a condições de estresse é a morte celular programada.  Dentre as diversas famílias gênicas possivelmente relacionadas com a morte celular programada uma das menos estudadas é a família PLAC8 (Placenta específica 8). Buscando contribuir com o conhecimento do papel desta família gênica, o presente trabalho iniciou-se através da busca de genes PLAC8 relacionados à regulação da morte celular programada em eucariotos. Para tanto, sequências proteicas dos genes PLAC8 de Arabidopsis thaliana (At1g52200 e At4g23470), foram utilizados como iscas para buscas nos bancos de dados Phytozome (http://phytozome.jgi.doe.gov/pz/portal.html), PLAZA (http://bioinformatics.psb.ugent.be/plaza/), metazome (https://metazome.jgi.doe.gov/pz/portal.html) e fungi (http://fungi.ensembl.org/index.html). A presença de domínios conservados nas sequências PLAC8 putativas identificadas foram verificadas usando o software MEME (http://meme.sdsc.edu/meme/). Para analisar a existência do domínio transmembrana, o software TMHMM (http://www.cbs.dtu.dk/services/TMHMM-2.0/) foi utilizado. Análises filogenéticas foram realizadas utilizando o software Beast (http://beast.bio.ed.ac.uk/). A análise da expressão dos genes identificados em diferentes órgãos e condições de estresse em plantas foi realizada através do software GENEVESTIGATOR (https://genevestigator.com/gv/) e BAR (http: //bar.utoronto.ca/welcome.htm). Foram identificados ao todo 337 genes pertencentes à família PLAC 8 em eucariotos. No presente estudo, propusemos a unificação da nomenclatura para os genes contendo o domínio PLAC8. Os resultados demonstraram que a família PLAC8 pode ser dividida em três grupos:  I, II e III. Enquanto os genes PLAC8 do tipo I são amplamente distribuídos em plantas, algas e fungos, os do tipo II e III são exclusivamente encontrados de plantas. Os genes PLAC8 tipo III foram descritos pela primeira vez nesse trabalho. Os genes PLAC8 apresentaram forte modulação em sua expressão sob condições de estresse biótico e abiótico. Os genes identificados nesse trabalho apresentam potencial de utilização em programas de melhoramento genético vegetal e vem sendo caracterizados funcionalmente em projetos que encontram-se atualmente em andamento.


Palavras-chave


Morte celular programada; PLAC 8; Estresse biótico e abiótico