Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IV JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO

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ARTE-MÚSICA NA REVISTA DA FUNDARTE: CONSIDERAÇÕES PARA EDUCAÇÃO MUSICAL CONTEMPORÂNEA
Bruno Felix da Costa ALMEIDA, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL

Última alteração: 2019-05-28

Resumo


O texto apresenta um recorte do estudo de cunho “estado da arte” na Revista da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE), em se tratando da linguagem em Arte-Música, e suas possíveis articulações com o campo educativo-musical. A metodologia utilizada consistiu na abordagem quali-quantitativa e na análise do discurso, enquanto método. Para a análise dos dados utilizou-se análise de conteúdo. O referencial teórico consistiu nos pressupostos sobre os usos e funções do conhecimento pedagógico-musical, de Kraemer (2000). Entende-se que a diversidade das temáticas em Música publicadas nos 87 artigos selecionados na Revista da FUNDARTE possibilitou a compreensão sobre a importância da articulação dos conhecimentos gerais em Música às perspectivas educativo-musicais, com vistas à reflexão abrangente do campo da Educação Musical na contemporaneidade.

Palavras-chave


Música; Educação Musical; Estado da Arte.

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