Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IV JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO

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ALFABETIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM PERIÓDICOS
Leonardo Rocha de ALMEIDA, Denise Macedo ZILIOTTO

Última alteração: 2019-05-30

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar as publicações científicas atinentes às políticas públicas relacionadas à alfabetização, como etapa inicial do processo investigativo da tese que se dedica a esta temática. Para tanto, foi realizada busca no banco de dados Scielo e Capes que congregam significativo número de produções nacionais, utilizando como busca os termos Políticas Públicas e Alfabetização no título dos artigos. No Scielo foram identificadas 48 publicações, centrando-se nas categorias políticas públicas e programas educacionais, evidenciou-se a ocorrência significativa de produções que abordam a alfabetização por meio de seus instrumentos de avaliação nacional. Na Capes foram identificadas 24 ocorrências, caracterizando-se pela análise das políticas evidenciadas através de documentos históricos ou a partir de estudos comparativos como também, abordagem a partir de programas de avaliação da alfabetização.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Alfabetização; Revisão de Literatura;

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