Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IV JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Tamanho da fonte: 
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA PESQUISA-AÇÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA MÚSICA EM ESCOLAS DE CANOAS/RS
Carlos Augusto Pinheiro SOUTO, Cristina Rolim WOLFFEMBUTTEL

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


O presente trabalho constitui-se como proposta de pesquisa que tem por objetivo investigar como a música está inserida nas escolas públicas municipais de Canoas/RS, a partir da Resolução CNE/CEB n.º 2/2016, bem como de que forma um projeto sócio-comunitário de educação musical pode contribuir com as políticas educacionais que oportunizem a implementação sustentável do ensino da Música na rede municipal. A metodologia utilizada fundamenta-se na abordagem qualitativa e na pesquisa-ação como método. Para a realização desta investigação são consideradas duas tarefas simultâneas e complementares. A primeira delas relaciona-se à coleta de dados relativos à música na cidade de Canoas/RS, e a segunda, na elaboração de uma proposta autossustentável de Educação Musical, como política pública para as escolas da cidade, relacionando ambos os espaços da Educação Musical, escolar e não escolar. Entende-se que a pesquisa contribuirá com a efetivação de políticas educacionais para a educação musical nas escolas do município.


Palavras-chave


Educação musical;Políticas Públicas;Escola.

Texto completo: PDF