Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IV JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Tamanho da fonte: 
MOTIVAÇÕES PARA A MIGRAÇÃO E A PERMANÊNCIA DE JOVENS RURAIS: UM ESTUDO NA COMUNICADE DA LINHA CORSAN – SÃO VALENTIM (RS)
Jociele Paula Cagol BRUNHERA, Eliziane FRANCESCHI, Jean Carlos MARMENTINI, Joice Schneider MARMENTINI, Zenicleia Angelita DEGGERONE

Última alteração: 2019-05-30

Resumo


Este estudo buscou analisar quais são as memórias de colonização da Linha Corsan- São Valentim-RS em relação as motivações para a migração e/ou permanência dos jovens. Foram entrevistadas duas pessoas que são descendentes dos colonizadores da comunidade. Utilizou-se de análise qualitativa dos dados coletados. Como resultados constatou-se que existe falta de incentivo por parte dos familiares em relação a permanência dos jovens no meio rural, além de precárias condições de trabalho, a má divisão do trabalho que acaba por não possibilitar aos jovens terem renda. Constata-se que nos dias atuais as inovações tecnológicas estão invertendo a situação da evasão do meio rural. Acredita-se que com a diminuição da penosidade no trabalho aliado às tecnologias que estão sendo utilizadas no trabalho cotidiano possa ser considerada como uma alternativa de permanência dos jovens da Linha Corsan- São Valentim-RS.

Palavras-chave


Colonização; Comunidade; Jovens Rurais

Texto completo: PDF