Última alteração: 2019-06-21
Resumo
Pretende-se analisar os discursos presentes na Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil, no Campo de Experiência: “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, evidenciando como o documento - que propõe a leitura e a escrita enquanto práticas sociais, instituem saberes de como o conhecimento é organizado e que procuram sistematizar a Educação Infantil, mais especificamente a Pré-escola, com o reforço à subordinação da etapa às vias do Ensino Fundamental. Metodologicamente o documento é tomado como corpus empírico que permite uma analítica amparada nas teorizações de Michel Foucault (2003) e autores da infância. O documento é tomado como prescritivo, idealizado para nortear as propostas pedagógicas dos docentes, que operam discursos de direitos para infância, regulamentam e também produzem uma infância administrada e conduzida, segundo um modelo estabelecido científica e institucionalmente, como o que de melhor se pode esperar delas ou como melhor prepará-las para viver em sociedade, objetivando a formação de um sujeito infantil produtivo cada vez mais cedo.