Última alteração: 2019-06-21
Resumo
Este trabalho aborda a ação dos mediadores/formadores de leitores, e as políticas públicas utilizadas para desenvolver, e construir a capacidade leitora dos indivíduos. O objetivo é descrever quais políticas públicas são desenvolvidas em Porto Alegre na área da formação do leitor, e como o incentivo a leitura pode contribuir nos processos de desenvolvimento social e crítico do indivíduo, a fim de que, se torne significativa para sua formação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de conceitos e teorias relacionados à leitura, literatura, formação do leitor e políticas públicas. Ainda assim foram utilizados alguns dados, da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 3 e dos programas de leitura fomentados pela Câmara Rio-Grandense do Livro, como referência para discorrer sobre questões relacionadas à leitura, o acesso ao livro e a formação dos agentes de leitura. A partir dessas informações, constatou-se que, além dos agentes de leitura, as políticas públicas de incentivo ao livro e a leitura podem contribuir, de forma considerável, para formação de sujeitos leitores e seu capital cultural e de uma sociedade mais igualitária.