Última alteração: 2019-06-05
Resumo
O texto apresenta um recorte da proposta de Dissertação de Mestrado em Educação no PPGED/UERGS, que, sob o olhar da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, objetiva-se saber, de um modo geral, quais concepções de docência se fazem presentes nos dizeres dos professores de EJA, que atuam no Município de Osório-RS. Para tanto, efetiva-se levantamento bibliográfico sobre o contexto geral da EJA e adota-se a Análise de Discurso de linha francesa, de Michel Pêcheux, como referencial teórico e analítico na busca por desvelar as concepções sobre as quais os professores constituem o seu lugar de enunciar, instituindo um discurso pedagógico com características singulares e representativas de EJA. Como resultados parciais, percebe-se que há uma multiplicidade de sentidos sobre a docência, presentes nos dizeres dos professores, porém, de um modo geral, os sentidos que prevalecem, são os que a reduzem e limitam, como prática pedagógica promovida na sala da aula.