Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IV JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO

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POR UMA EDUCAÇÃO MUSICAL MENOR
Michelle Cavalcanti AGUIAR, Eduardo Guedes PACHECO

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


Inspirada pelo pensamento da diferença, este recorte da pesquisa em andamento fabula a possibilidade de uma educação musical menor no contexto de uma escola pública de ensino fundamental. Operando por desvios, escolhe ver usando lentes pensamentais de Gilles Deleuze e Felix Guattari num diálogo entre o conceito de Menor proposto em Kafka, por uma literatura menor, e a experiência composicional realizada com um grupo de música de uma escola municipal da prefeitura de Porto Alegre, envolvendo crianças e adolescentes. Nesta proposta de articulação conceitual, a educação musical foi pensada como uma possibilidade de transgressão e de resistência. Resistência que é entendida como o movimento de pensar uma música-educação que considere as próprias impossibilidades. Transgressão para inventar caminhos, tendo na criação uma potência contra o poder aprisionador das estruturas maiores da máquina de estado, gerando movimentos de singularização, coletividade e pertencimento.

 


Palavras-chave


educação musical menor; educação musical; resistência

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