Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IV JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Tamanho da fonte: 
A PLATAFORMA MOODLE COMO INSTRUMENTO PARA UMA APRENDIZAGEM SOCIOINTERACIONISTA NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA
Amanda SILVA, Magali MENTI

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


As novas tecnologias estarão ajudando os adolescentes a se prepararem através do desenvolvimento de novos processos de cognição, intelecto e habilidades e competências, sendo todo esse aprendizado necessário para aplicação no mundo do trabalho. O trabalho em um futuro muito próximo sofrerá com os impactos causados pelas tecnologias, tanto positivos quanto negativos. Os alunos terão no futuro profissões diferentes das que existem hoje. E quanto aos professores, terão que refletir sobre as urgentes modificações pedagógicas necessárias à educação do futuro. Por esse motivo, será realizada a leitura de uma obra literária e atividades colaborativas sobre o livro, mediadas por fóruns de discussão e wiki no Moodle, com o objetivo de evidenciar indicadores de andaimento nas atividades de leitura e de escrita. Para isso, a professora de Língua Portuguesa desenvolverá um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na plataforma Moodle da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), aberto para duas turmas de 7º ano, em uma escola municipal de ensino fundamental, localizada na cidade de Alvorada/RS. O AVA será organizado através de fóruns de discussão, com atividades colaborativas em relação à leitura de um livro literário. Além disso, os alunos utilizarão a ferramenta wiki para produzir um texto coletivo. Para participar das atividades, os alunos terão que interpretar a leitura, produzir textos, opinar e comentar o que o colega escreveu. A pesquisa será fundamentada pelos estudos desenvolvidos por Vygotsky (2007) e David Wood, Jerome Bruner e Gail Ross (1976) para discutir conceitos da teoria sociointeracionista, e também entender como essa teoria se relaciona com o Moodle e as atividades colaborativas. A metodologia a ser utilizada é o estudo de caso exploratório-descritivo, objetivando obter dados quantitativos e qualitativos de como as atividades realizadas no AVA Moodle que promovem andaimento contribuem para a leitura e a escrita de alunos. Na coleta de dados serão analisadas as participações dos alunos, a produção textual, a coerência das respostas e atitudes concernentes ao trabalho colaborativo. Dentre os resultados esperados são desatacados alguns, tais como: fazer os alunos se aprofundarem nas discussões acerca da leitura literária e tornar os estudantes críticos de seus textos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Leitura Colaborativa; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Formação do Leitor.

Texto completo: PDF