Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IV JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Tamanho da fonte: 
DESVENDANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA PELA PERSPECTIVA DOS NOVOS ESTUDOS DE LETRAMENTO
Cátia Diogo GOULART, Veronice Camargo da SILVA

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


O projeto ‘Desvendando as práticas de leitura e escrita acadêmica pela perspectiva dos novos estudos de letramento’ foi estruturado e aplicado com alunos do 1º e 4º semestre do curso de Pedagogia, pelos bolsistas voluntários do “Grupo de Pesquisa e Estudos integrados à Educação: linguagens e letramentos” da UERGS. O grupo elaborou um questionário investigativo para conhecer os desafios dos alunos no manejo dos textos acadêmicos durante o transcorrer da graduação. A construção da metodologia parte da análise das respostas destes participantes sobre suas experiências com leitura e escrita no meio acadêmico. Os respondentes são convidados a participar no projeto para entrosamento com textos específicos para curso de nível superior, bem como conhecer e interagir com situações de letramento acadêmico. Buscou-se articular a proposta considerando os conhecimentos prévios dos alunos e estimular a autoria nas atividades de escrita. Os resultados obtidos até o momento são parciais.

 


Palavras-chave


Letramentos Acadêmicos; Leitura; Produção escrita

Texto completo: PDF