Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO CIENTIFICA E SABERES DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Rafaela Fraga BELTRAO, Viviane Maciel Machado MAURENTE

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


O objetivo dessa pesquisa é compreender se os currículos dos Cursos de Pedagogia - Licenciatura e Letras: Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa (Licenciatura) da Uergs estimulam a reflexão, analise, compreensão, contextualização e desenvolvimento das habilidades a atitudes em relação à Educação Cientifica. A Educação Cientifica pode ser compreendida como a ação social responsável a partir de uma análise crítica sobre as suas implicações na sociedade e na tecnologia, bem como a compreensão da natureza da atividade cientifica.  Conhecimento vivo que conduz a grande aventura da descoberta do universo, da vida e do homem. Contribui para um melhor entendimento de como deve aprender o mundo real, atraindo olhares para novas possibilidades de reflexão dos profissionais da educação. Na formação inicial de professores, o conhecimento é um processo de aquisição de um conjunto de saberes contextualizados por um sistema concreto de práticas de ensino. Tem como referências BORGES, 2004; DELIZCOIV E ANGOTTI, 2001; MATHEWS,1995; PACHECO, 1995; TARDIF, 2001. A metodologia contará: - entrevistas semiestruturadas com professores formadores dos os Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; e - roteiro de análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura. Para a análise dos dados será utilizada a análise textual dos resultados encontrados e posterior elaboração das categorias de análise. Tem-se como hipótese que os currículos de formação inicial de professores da Uergs possuem em seus PPCs a compreensão e contextualização da Educação Científica, mas não se tem a certeza se realmente essa reflexão está presente nos saberes docentes presentes na formação do futuro profissional da educação. Como resultados esperados, acredita-se que a pesquisa possa proporcionar novas possibilidades de formação a partir de conhecimentos e experiências práticas que incentivem a exploração, pensamento crítico, tomada de decisões e resolução de problemas advindos do cotidiano da escola, campo de atuação do profissional da educação.

 


Palavras-chave


Palavras – Chaves: Educação Científica; Formação de Professores; Saberes Docentes

Referências


BORGES, Cecilia Maria Ferreira. O professor da educação básoca e seus saberes profissionais. Araraquara:JM Editora, 2004.

DELIZCOIV, Demétrico; angotti, josé Adré. Metodologia do Ensino de Ciencias. São Paulo: Editora Cortez,2009.

MATHEWS, Michael. História, Filosofi e Ensino de Ciencias: a tendencia atual de reaproximaçaõ.In:Cad. Cat,Ensino Físico,V.12,N3:P 164-214 Dez 1995.

José Augusto de Brito Pacheco: Formaçaõ de Professores teoria e praxis 1995

Tardif, Maurice                                                                                                     Saberes docentes e formação profissional/Maurice Tardif.- Petropolis, RJ: Vozes, 2002.