Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
OS TEMAS TRANSVERSAIS COMO CONTEÚDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS
RitaL Lubas FERREIRA, Viviane Maciel Machado MAURENTE

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


Os debates em relação aos temas transversais na educação surgem das dúvidas de grupos organizados politicamente em vários países, sobre até onde a escola deve se impor e, quais as temáticas os professores devem abordar em suas aulas. Existem diferentes formas de se compreender e analisar a transversalidade. A primeira delas é referente à compreensão de que não se deve separar dos conteúdos disciplinares os transversais. A segunda reflete a relação que se daria na escola de maneira pontual ou eventual, por meio de módulos ou projetos específicos. A Educação Física nos Anos Iniciais pode ser considerada a área que mais os conteúdos transversais podem se fazer presente, tendo em vista a sua relação direta com o corpo e com o se movimentar. Essa pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da Uergs, tem como objetivo geral verificar se as aulas de Educação Física nos Anos Iniciais apresentam em suas propostas didáticas os temas transversais; e como objetivos específicos aprofundar os estudos sobre os temas transversais; compreender como são trabalhados os temas transversais nas aulas de Educação Física nos Anos Iniciais; elaborar unidades didáticas de Educação Física nos Anos Iniciais a partir dos temas transversais; e aplicar as unidades didáticas nos Anos Iniciais. Os aportes teóricos para a realização da pesquisa bibliográfica serão Darido (2014); Libâneo (1994) PCN, (1997, 1998); Zabala (1998). Essa pesquisa será uma pesquisa ação de cunho qualitativo, exploratório e descritivo. Os procedimentos para a pesquisa ação será o planejamento e aplicação de unidades didáticas em duas turmas dos Anos Iniciais. Também a aplicação de questionário aos professores das turmas onde as unidades didáticas serão aplicadas. A escolha por duas turmas se dá pelo fato de ser um trabalho de conclusão de Curso, uma futura proposta pedagógica para a pós-graduação. Tem-se como hipótese que os temas transversais não são trabalhados nas aulas de Educação Física nos Anos Iniciais. Espera-se com mostrar aos professores que é possível planejar e aplicar unidades didáticas que tenham como objetivos os temas transversais junto aos conteúdos específicos da matéria ensinada.

 


Palavras-chave


Temas Transversais; Educação Física

Referências


DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física e Temas Transversais na escola (org.). Campinas, SP: Papirus,2012.

PARAÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Apresentação dos Temas Transversais, Ética/ Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/ SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br