Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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A EDUCAÇÃO MUSICAL E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Davi de lima PIMENTEL, Carlos Augusto Pinheiro SOUTO, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


Esta pesquisa, em fase inicial, investiga a contribuição do ensino coletivo de instrumentos musicais para o desenvolvimento das habilidades sociais de estudantes entre 8 até 15 anos. As habilidades sociais são importantes para o desenvolvimento humano, e, sem elas, as relações sociais não existiriam; elas se constituem uma classe específica de comportamentos que um indivíduo emite para completar com sucesso uma determinada tarefa social. Essas tarefas sociais podem incluir participar de um grupo de colegas, iniciar e manter conversação,fazer amigos, brincar com os amigos, e etc. O desenvolvimento dessas habilidades sociais pode ocorrer de diversos modos, inclusive no ensino coletivo de instrumentos musicais e nos ensaios programados de um grupo,oportunizando que cada criança e adolescente construa um repertório de habilidades que repercutirão significativamente na sua vida adulta. Esse processo favorecerá uma inserção satisfatória em diversos tempos e espaços,e não apenas na escola, mas, nos diferentes grupos sociais em que se transitar. Desde a afinação no instrumento, até as apresentações públicas, as ações desenvolvidas podem contribuir para a aquisição de um repertório social amplo. Assim sendo, inserir as crianças e adolescentes em grupos musicais pode ter um impacto social muito positivo. Assim, o ensino coletivo de instrumentos musicais é uma ação potencializadora para o desenvolvimento dessas habilidades, considerando que a ação musical é realizada de forma interativa e construtiva. Partindo desses pressupostos, a pesquisa será realizada em duas escolas públicas municipais, uma no município de Canoas, e outra em Montenegro. Os estudantes serão os integrantes de oficinas e bandas musicais, atividades desenvolvidas nas escolas. O referencial teórico que fundamenta a investigação inclui a Educação Musical, com ênfase nas pesquisas de Kraemer, Souza, Brito, Santos e Sekeff, e a Psicologia Social,com estudos de Vigotsky e Del Prette. A metodologia da pesquisa tem como base a abordagem qualitativa, com a realização de dois estudos de caso, a partir da realização de entrevistas, questionários, observações de aulas,ensaios e apresentações, bem como na inserção no cotidiano da comunidade.Entende-se que esta pesquisa contribua com o desenvolvimento das habilidades sociais de crianças e adolescentes, ampliando a discussão sobre a importância da música na escola.

Palavras-chave


Música na Escola; Grupos Musicais; Interação.