Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
QUEIXAS ESCOLARES EM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UM NOVO OLHAR PARA AS DIFERENÇAS
Stefany Daniela PINTO, Raquel Furtado CONTE

Última alteração: 2019-05-20

Resumo


Este trabalho tem como objetivo compreender o laço social de dois adolescentes que tiveram encaminhamento para avaliação psicológica, a partir de queixas escolares e médicas. Além de descrever e discriminar as diferentes demandas, procura-se compreender os diferentes aspectos psicossociais associados às queixas, a partir das entrevistas com os pais. De cunho qualitativo e exploratório, este trabalho procura compreender o entrelaçamento do sujeito com o laço social. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada com duas mães. A análise dos dados foi baseada na teoria psicanalítica. Observou-se que as crianças são apresentadas pelos seus pais como objetos, estando à margem do social. Portanto, a escuta da queixa e a identificação da posição que a criança/adolescente ocupa na relação com seus pais é fundamental para avançar na visão reducionista do olhar médico e biológico.


Palavras-chave


Avaliação psicológica; diferenças, laço social

Referências


ARZENO, M. E. Psicodiagnóstico Clínico – Novas Contribuições, 1995.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BERNARDINO, L. M. F. O psicanalista e as psicopatologias da infância. KAMERS, M. et al (Org). Por uma (nova) psicopatologia da infância e adolescência, 2015, p. 55-67.

CALIMAN, L. V. Os bio-diagnósticos na era das cidadanias biológicas. In: COLLARES, C. L. et al (Org.). Novas capturas, antigos diagnósticos na era dos transtornos, 2013, p. 119-133.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP).  Legislação do Conselho Federal de Psicologia. 2018. Acesso em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA-09-2018-com-anexo.pdf

CIRINO, O. Genealogia da psiquiatria da infância. In: KAMERS, M. et al (Org). Por uma (nova) psicopatologia da infância e adolescência, 2015.

GERALDI, J. W. Educação sem enxada e sem ritalina: alfabeto, alfabetização e higienização. In: COLLARES, et al. (Org.). Novas capturas, antigos diagnósticos na era dos transtornos, 2013, p. 311-322.

MASINI, L. Uma nova criança exige uma nova escola. In: COLLARES, et al (Org.). Novas capturas, antigos diagnósticos na era dos transtornos, 2013, p. 181-190.

MEIRA, M. E. M. Para uma crítica da medicalização na educação. Psicologia Escolar Educacional, Maringá, v. 16, n. 1, p.136-42, jan./jun. 2012.

MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento, 2010.

MOYSÉS, M. A. A. & COLLARES, C. A. L. Dislexia e TDAH: uma análise a partir da ciência médica. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO (Org.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos., 2011.

SIGNOR, Rita. & SANTANA, A. P. A outra face do TDAH. Distúrbios da Comunicação, 2015.

SIGNOR, Rita & SANTANA, A. P. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: implicações para a linguagem escrita. In: MOURA, H. et al. (Org.). Cognição, léxico e gramática., 2013. p. 175-200.

UNTOIGLICH, Gisela. Usos biopolíticos do suposto transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: que lugar para o sofrimento psíquico na infância? In: COLLARES, C. A. L. et al (Org.). Novas capturas, antigos diagnósticos na era dos transtornos, 2013. p. 119-132.

WINNICOTT, D. W. A tendência antissocial, 1978.

 


Texto completo: PDF