Tamanho da fonte:
MOTIVAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MÚSICO-DOCENTE: PARALELOS ENTRE O BACHARELADO E A LICENCIATURA EM MÚSICA
Última alteração: 2019-06-03
Resumo
Este texto apresenta um recorte da pesquisa que objetivou compreender as motivações para a construção da identidade musico-docente, norteada pelo questionamento: Quais as motivações para a construção da identidade musico-docente? Portanto, optou-se pela abordagem qualitativa e a Pesquisa com Formulário On-line, como método. E, para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. O referencial teórico-analítico apresenta conceitos sobre a construção de identidade(s) e motivação. Com base nas inferências realizadas foi possível concluir que o contexto sociocultural em que os profissionais investigados estão inseridos exerce uma significativa importância, tanto para a tomada de decisões para a construção da identidade profissional, quanto para o tipo de motivações que os impulsionam à construção músico-docente.
Palavras-chave
Educação Musical; Motivação; Identidade.
Referências
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: perspectiva dos estudos culturais. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, Porto Alegre: 1999.
REEVE, Johnmarshall. Motivação e emoção. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: perspectiva dos estudos culturais. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Texto completo:
PDF