Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
OS GRUPOS MUSICAIS DA REGIÃO DE MONTENEGRO-RS: REFLEXOS PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL MONTENEGRINA
Bruno Felix da Costa ALMEIDA, Vicenzo Sulzbach Motta da SILVA, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL

Última alteração: 2019-06-03

Resumo


A Região de Montenegro/RS tem sido palco de inúmeras apresentações musicais ao longo das décadas. A existência de bandas instrumentais é uma das principais influências culturais para o desenvolvimento educativo-musical. Considerando-se esses pressupostos, a pesquisa objetivou investigar a contribuição das bandas instrumentais, a partir dos documentos disponíveis, para a construção da Educação Musical. A metodologia selecionada configurou-se pela abordagem qualitativa, tendo a pesquisa documental como método. A técnica para a coleta dos dados consistiu na coleta de documentos e, para a análise dos dados coletados, a análise de conteúdo. O referencial teórico fundamentou-se em conceitos de Educação e Sociologia. Com ênfase nos dados coletados e analisados, foi possível inferir que, nos últimos anos, os meios de comunicação da Região, tais como jornais, revistas e sites, veicularam informações acerca da existência, bem como das apresentações das bandas instrumentais presentes na localidade, desvelando sua importância e potencialidade para a Educação Musical.

Palavras-chave


Educação Musical; Bandas Instrumentais; Região de Montenegro/RS.

Referências


DENZIN, Norman K. & LINCOLN, Yvonna. A disciplina e a pratica da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

 

ELIAS, Norbert. Teoria simbólica. 2ª Ed. Portugal, Oeiras: Celta Editora, 1994.

 

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Educação, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ano XXII, n.37, pp.7-31, março 1999.

 

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

 

SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Anais. Porto Alegre. 26 a 29 de outubro de 2009. PUCRS.

 

WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. A música na região de Montenegro. Porto Alegre: Mercado Aberto/FUNDARTE, 1996.

 


Texto completo: PDF