Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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A EDUCAÇÃO MUSICAL E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: INVESTIGANDO A PRODUÇÃO COM FOCO NA SÍNDROME DE DOWN E NO AUTISMO
Anderson Rodrigo SILVA, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


A Educação Especial é uma temática crescente ao longo dos anos e investigada em diversas áreas. Na Educação Musical também tem sido observado um crescimento nas pesquisas que transversalizam este tema. A inclusão na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou Médio tem se configurado de relevância para o entendimento de como ocorre a Educação Musical em diversos tempos e espaços. Esta pesquisa tem como foco a síndrome de Down e o Autismo. Conforme Luiz, de Bortoli, Floria-Santos e Nascimento (2008, p. 498), a “[...] síndrome de Down [...] é uma condição crônica que impõe múltiplos desafios não só à criança acometida, mas também a toda sua família”. Afora as características físicas, “[...] a deficiência mental é a única característica presente em todos os casos”. O Transtorno do Espectro Autista, conforme Millan e Postalli (2019), “[...] é um transtorno do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, com impacto múltiplo e variável em áreas do desenvolvimento humano como as áreas de comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação”. Com base nesses pressupostos e, tendo em vista que o acesso à Educação Musical é um direito de todos, surgiram alguns questionamentos, como: quais são as propostas existentes em Educação Musical para inclusão, particularmente destinadas às crianças, jovens e adultos portadores de Síndrome de Down e Autismo? Como as pesquisas em Educação Musical têm tratado a inserção de crianças, jovens e adultos portadores de Síndrome de Down e Autismo nos espaços escolares? Esta pesquisa, em fase inicial, objetiva investigar a produção em Educação Musical, tendo como foco a inserção de crianças, jovens e adultos portadores de Síndrome de Down e Autismo nos espaços escolares. Para a realização desta pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa e pela pesquisa bibliográfica como método, mapeando as publicações no Brasil, nessa temática. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo (MORAES, 1999). Os pressupostos teórico-reflexivos são constituídos pela Educação Musical e Educação Especial. Espera-se, ao término da investigação, fornecer dados sobre as pesquisas em Educação Musical com foco na Educação Especial, contribuindo com o avanço em ambas as áreas.

 


Palavras-chave


Música; Down; Autismo

Referências


Referências:

 

LUIZ, Flávia Mendonça Rosa e; De BORTOLI, Paula Saud; FLORIA-SANTO, Milena; NASCIMENTO, Lucila Castanheira. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 14, n. 3, p. 497-508, Set.-Dez., 2008.

 

MILLAN, Ana Elisa; POSTALLI, Lidia Maria Marson. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v. 25, n.1, p. 133-154, Jan.-Mar., 2019.