Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
INVISÍVEIS E VULNERÁVEIS: IMIGRAÇÃO HAITIANA NO SUL DO BRASIL
Ismael Pereira da SILVA, Thais Janaina WENCZENOVICZ

Última alteração: 2019-06-18

Resumo


A migração é um movimento datado desde os primórdios da humanidade, caracterizando motivos e necessidades presentes até os dias de hoje. O processo capitalista e apropriação de terras em países e continentes por povos europeus intensificou essa ação. O presente projeto estuda a (i)migração haitiana e  a integração em solo brasileiro – especificamente no norte do Rio Grande do Sul. Pretende-se mostrar os fatores que estimularam o deslocamento e o processo de inserção e adaptação na região. Buscou-se analisar as práticas e experiências sobre ótica dos processos organizacionais e socioestruturais dos (i)migrantes através de seus depoimentos promovendo o resgate e vivencias por meios de suas memórias. Foram realizadas ao total dez entrevistas com imigrantes que adentraram no Rio Grande do Sul no período de 2010–2017 utilizando-se de metodologia de História Oral Temática, valorando seu lugar de fala, acrescido do procedimento metodológico bibliográfico-investigativo. Foram observados e registrados diversos atos de violências no processo de análise dos depoimentos. Estas ações de violência levaram ao distanciamento da identidade e relativamente da comunidade e à cultura local, bem como a desintegração identitária. Condições adversas a essas geram violação de Direitos Humanos em face à vulnerabilidade resultante de diversas formas de violências estruturais e simbólicas efetivadas por meio das exclusões e preconceitos, fruto de ininterruptos processos dos colonialismos. Serviram como base epistemológica para o estudo autores latino-americanos: Aníbal Quijano, Boaventura de Sousa Santos, Enrique Dussel, Ecléa Bosi com foco nas temáticas: Direitos Humanos, Identidade, (I)migração e Justiça. A pesquisa também objetiva apoiar outras áreas de pesquisa com o fornecimento de fontes primárias para fins de elaboração e preservação da memória social das comunidades locais e regionais e de imagens para o Arquivo Público Municipal Juarez Migel Illa Font de Erechim, momento a qual serão doados os depoimentos coletados no decorrer da pesquisa.


Palavras-chave


Direitos Humanos; Identidade; Perspectivas Decoloniais

Referências


DUSSEL, E. Ética da Libertação na idade da globalização e da exclusão.Petrópolis:Vozes, 2000.___ . Filosofía de la Liberación desde la praxis de los oprimidos. In: ___ (Org.).Libertação Liberación. Revista de Filosofía, Campo Grande: Cefil, ano 2, n. 1, p. 33-49, 1991.Série Direitos Fundamentais Civis 2. Pueblos indígenas: reflexiones contemporáneas desdeBrasil.

BOSI, E. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. 3a ed. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina.In:LANDER, E. (ORG.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais.Buenos Aires: CLACSO, 2005.____. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura deSousa, MENESES, Maria de Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra:Edições Almedina. SA, 2009.

__________. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa, MENESES, Maria de Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina. SA, 2009

SANTOS, B. S. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade