Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES: AÇÕES DO PROJETO “INCLUSÃO DIGITAL NA AGRICULTURA FAMILIAR”
Eliziane FRANCESCHI, Flaviane Felski VICIANOSKI, Ediane Novaes Dos SANTOS, Zenicleia Angelita DEGGERRONE

Última alteração: 2019-05-20

Resumo


Este trabalho apresenta as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão “Inclusão digital da agricultura familiar”, que teve por objetivo capacitar agricultores familiares na utilização das tecnologias de informação, orientadas para a comunicação e desenvolvimento das atividades produtivas no meio rural. As atividades do projeto foram desenvolvidas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Unidade em Erechim em parceria com o Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai – SUTRAF-AU, através de 48 horas-aula em que foram ministrados conhecimentos sobre word, excel, paint e internet, para cerca de 44 agricultores familiares. O curso propiciou aos participantes noções sobre as funcionalidades de um computador, através da confecção de documentos no Word, elaboração de planilhas no Excel, acesso à Internet em sites de notícias, comunicação e entretenimento. Infere-se que, a realização deste curso, possibilitou aos agricultores familiares um maior domínio das tecnologias, auxiliou também nos processos de troca de informações, qualificação dos processos de gestão, e na interação social com os demais agricultores e organizações vinculadas ao meio rural.

Palavras-chave


inclusão digital; tecnologia; agricultura familiar;

Referências


WANDERLEY, M. de N. B. A emergência de uma nova ruralidade nas sociedades modernas avançadas: o "rural" como espaço singular e ator coletivo. Estudos Sociedades e Agricultura, Rio de Janeiro: UFRRJ/CPDA, n. 15, p. 87-146, 2000.

 

WANDERLEY, M. de N. B. O mundo rural como um espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. UFRGS Editora, 2009.

 

FELIPPI, Â. C. T.; DEPONTI, C. M.; DORNELLES, M. TICs na agricultura familiar: os usos e as apropriações em regiões do Sul do Brasil. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 13, n. 1, 2017.

Texto completo: PDF