Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
NOVAS TECNOLOGIAS ALIADAS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: MONITORAMENTO DE PONTOS INADEQUADOS DE DESCARTES DE RESÍDUOS EM SÃO JOSÉ DO HERVAL (RIO GRANDE DO SUL)
Rafael ARALDI, Juliani de Souza da SILVA, Guilherme LAGUE, Celso Maciel da COSTA, Erli Schneider COSTA, Daniela Mueller de LARA

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


A gestão correta dos resíduos sólidos é um dos fatoresessenciais para o avanço das questões socioambientais, cabendo ao poder público e à sociedade estabelecer e executar medidaseficientes para a sua correta destinação. Esteestudo tem como objetivo principal identificar e orientar a municipalidade de São José do Herval (Rio Grande do Sul) em relação asalternativas para a minimização dos depósitos irregulares de resíduos. A proposta operacional prevê o desenvolvimento de um aplicativopara smartphones como uma ferramenta para gestão dos resíduos sólidos municipais.Tal ação preconizaráa redução de impactos a curto e médio prazos, a melhoria do gerenciamento dos resíduos e, consequentemente, melhoria do bem estar da população hervalense. A pesquisa-ação envolve a comunidade acadêmica e a sociedade e terá natureza exploratória, descritiva e experimental; com quatro fases divididas em nove meses.A primeira fase prevê o desenvolvimento do aplicativo que permita identificar locais dedescartes irregulares de resíduos (fase em parceria com o Curso de Engenharia de Computação da Unidade da Uergs em Guaíba). Asegunda fase priorizará o levantamento dos dados por meio do uso do aplicativo e, na terceira fase, estes dados serão tratados, analisados e interpretados. Nesta fase também serão gerados mapas que indiquem a localização dos principais pontos de descarte irregular. Por fim, na quarta fase, serão divulgados os resultados para a comunidade envolvida na proposta e também para a gestão do município propondo ações que possam reduzir o descarte irregular dos resíduos sólidos. Espera-se que este projeto auxilie nas políticas públicas ambientais da municipalidade de São José do Herval e tornar-se uma ferramenta útil de gestão com clara interface entre tecnologia, sociedade e meio ambiente.Assim, a Universidade cumpre seu papel em relação às demandas locais e regionais, apoiando e assessorando transformações sociais, econômicas e culturais vinculadas a qualidade ambiental, da região onde está inserida.


Palavras-chave


Desenvolvimento de Aplicativo. Gestão Municipal de Resíduos. Resíduos sólidos.