Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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PROJETO DE EXTENSÃO: DESPERTANDO A VOCAÇÃO PARA ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS
Victória Martins SÁVIO, Gabriela Denardi BALZAN, Douglas Ribeiro BORBA, Matheus Ferreira da SILVA, Guilherme Cañete VEBBER, Marlene Guevara dos SANTOS

Última alteração: 2019-05-17

Resumo


Uma das maiores dificuldades das instituições brasileiras é a evasão escolar nos cursos de engenharia, entre 40 e 60%. Um dos motivos é a falta de afinidade com disciplinas de cálculo e física na formação básica. A fim de trabalhar esse aspecto, foi desenvolvido o projeto com o intuito de aproximar alunos do ensino médio e acadêmicos da Uergs, através da realização de oficinas de experimentos, estimulando a curiosidade pela ciência e suas tecnologias. O projeto foi divulgado em dez escolas da cidade de Bento Gonçalves, sendo apresentado para professores e coordenadores pedagógicos e com seu aval, nas salas de aula. As oficinas foram realizadas no contraturno na unidade da Uergs. A divulgação também foi realizada através de cartazes e página do projeto no Facebook. Foram realizadas oito oficinas com alunos do ensino médio, sendo um experimento em cada oficina, relacionando-os com as atividades de engenheiros das diversas especialidades, esclarecendo a atuação destes no dia a dia e de que forma os profissionais colaboram com a construção da sociedade. A participação foi inferior a 10 alunos por experimento, menor do que o esperado. Por solicitação de uma escola, vizinha à unidade da Uergs, foi estendido a alunos da primeira a quinta série do ensino fundamental, onde dois dos experimentos foram realizados pelas turmas, sendo a produção de “slime” e da torre de espaguete. As seis turmas que participaram tinham entre 26 e 30 alunos e a professora os acompanhou até a unidade em horário de aula, assim, conseguiu-se uma participação de todos os alunos das turmas. Analisando o motivo da baixa participação, verificou-se dificuldade em engajar os alunos por ser no horário do contraturno, onde muitos já tinham outra atividade ou mesmo por dificuldade de deslocar-se até a unidade, assim para o ano de 2019 na continuidade do projeto, estão sendo realizados ajustes para aumentar a participação, como negociar com os professores das escolas que os experimentos sejam feitos no horário de aula e nas próprias escolas, além da inclusão de novos experimentos, tornando o projeto ainda atraente para aqueles que participaram da primeira edição.


Palavras-chave


Ciências; escola; experimento.