Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE PRODUÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS, ASSOCIADAS AO USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) EM SANTANA DO LIVRAMENTO, RS.
Ramão Junior Strauss TURRA, Matheus ECHEVARRIA, Cláudio BECKER

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


Em um mundo cada vez mais conectado, o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) pode constituir-se em uma estratégia ao modelo tradicional de comercialização de produtos orgânicos, de modo a promover a aproximação do consumidor para com os agricultores locais, possibilitando o fortalecimento das unidades produtivas dedicadas à produção de alimentos de base agroecológica e aumentando a demanda destes produtos pelos consumidores.

Assim sendo,o presente trabalho visa realizar o levantamento e estudo das estratégias de uso da TIC na comercialização da produção local destes produtos orgânicos na cidade de Santana do Livramento, RS. No que concerne o itinerário metodológico, o estudo iniciou com o levantamento bibliográfico sobre o tema, com posterior realização de um estudo exploratório visando a identificação e contabilização de experiências de comercialização e consumo através das TIC, utilizando-se como critério o período de um ano de funcionamento e que realizem entregas em domicílio.

Durante o andamento do projeto serão identificadas e registradas estas estratégias utilizadas assim como os modelos de gestão, forma e frequência de entregas e coleta dos demais dados necessários para o prosseguimento dos estudos, incluindo a técnica utilizada, vantagens e desvantagens, problemas e melhorias implementadas , abrangência, entre outros aspectos relevantes. Serão caracterizados os tipos de agricultores e consumidores e a diversidade de produção além do volume e valores praticados.

Considerando-se a hipótese de que o uso de TIC seja uma tática de grande potencial como método de comercialização de produtos orgânicos, os resultados esperados para o projeto são a identificação e sistematização de uma série de informações, de modo compreender o nível de organização das redes agroalimentares alternativas e a influência do uso de tecnologias da informação e comunicação em sua consolidação.

Por fim, o projeto vislumbra servir de apoio para trabalhos que visem consolidar e ampliar as redes agroalimentares alternativas, de modo a promover o desenvolvimento sustentável da região.



Palavras-chave


Agricultura familar; mercados; produtos orgânicos