Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
LETRAMENTOS ACADÊMICOS COMO NIVELAMENTO EDUCACIONAL PARA INGRESSANTES NO CURSO SUPERIOR EM PEDAGOGIA
Jenifer Martins Rodrigues RAMOS, Veronice Camargo da SILVA

Última alteração: 2019-05-20

Resumo


O presente trabalho busca apresentar a execução da terceira edição do Projeto de Extensão Universitária de Nivelamento Acadêmico da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul para os ingressantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na unidade de Bagé, em 2019. A proposta do Curso de Nivelamento consistia em aproximar e introduzir aos novos acadêmicos os aspectos e temas referentes ao Curso de Pedagogia. O objetivo do curso era colocar os alunos ingressantes em contato com as formas de Letramentos Acadêmicos, viabilizando as primeiras práticas e concepções de leitura e escrita encontradas da Instituição de Ensino Superior em questão. O projeto considera como referência as duas edições anteriores do curso ofertado, possibilitando novas articulações e temáticas que suprissem as possíveis necessidades dos novos acadêmicos, ao longo de sua formação. Sendo assim, diferentes eixos de trabalho, presentes na Universidade, foram inseridos como os Letramentos Científico, Digital e Corporal.


Palavras-chave


Letramentos; Nivelamento Acadêmico; Pedagogia;

Referências


BARTON, D. et al. Situated Literacies: reading and writing in context. Routledge: London, 2000.

 

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

 

GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. 2 ed. London:Taylor & Francis, 1996.

 

LEA, Mary R. & STREET, Brian V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in higher education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998.

 

LEA, M.R. & STREET, Brian.. O modelo de letramentos acadêmicos: teorias e aplicações. Filol. Linguíst. Port. São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014.Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer.

 

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Press, 1984. 239p.

 


Texto completo: PDF