Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
JOGO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO ALTO URUGUAI GAÚCHO
Uilhan Gustavo SARTORI, Alarissa PEREIRA, Ismael Guerino REGINATO, Adriane Paula Baú DEFFACI, Neusa ANDREOLLA

Última alteração: 2019-06-03

Resumo


Com o objetivo de estimular a reflexão dos estudantes de Ensino Médio sobre o consumo consciente e a responsabilidade de cada um na conservação dos recursos naturais, os acadêmicos da unidade da Uergs em Erechim reconstruíram e aplicaram o “Jogo da Sustentabilidade Ambiental” em escolas públicas da região do Alto Uruguai gaúcho. Trata-se de um jogo de tabuleiro que foi aplicado, durante os meses de agosto a novembro de 2018, com estudantes do Ensino Médio de quatro escolas públicas da região, totalizando 120 alunos. Os resultados da avaliação indicaram que 96% dos estudantes consideraram a atividade satisfatória e que o jogo, além de proporcionar um momento de descontração e interação, contribuiu para a melhoria da aprendizagem das questões ambientais. Sendo assim, o Jogo da Sustentabilidade Ambiental mostrou-se um instrumento lúdico eficaz no processo de educação ambiental nas escolas de Ensino Médio da região.

 


Palavras-chave


Jogo Pedagógico. Sustentabilidade. Educação Ambiental.

Referências


BRASIL. Sustentabilidade ambiental no Brasil: biodiversidade, economia e bem-estar humano / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.Brasília : Ipea, 2010.

BRASIL. Lei nº 13.186 de 11 de novembro de 2015. Institui a Política de Educação para o Consumo Sustentável. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13186.htm> Acesso em: 21 dez 2017.

CORTEZ, A.T.C.; ORTIGOZA, S.A.G. (Orgs.) Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 146 p.

COSTA V.A. Lucio. Relações de Consumo x Meio Ambiente: em busca do Desenvolvimento Sustentável. Revista Âmbito Jurídico. V.1. Rio de Janeiro-RJ, 2013.

GOMES, R.R.; FRIEDRICH, M.A. Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, Anais; p.389-392, 2001.

GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de Empresa. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da Conservação. Londrina: E. Rodrigues, 2001.

RIEDER, R.; ZANELATO, E.M.; BRANCHER, J.D. Observação e análise da aplicação de jogos educacionais bidimensionais em um ambiente aberto. IX Taller Internacional de Software Educativo, p. 61-66, 2004.

ZANON, D.A.V.; GUERREIRO, M.A.S.; OLIVEIRA; R.C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Revista Ciências e Cognição, v. 13, p. 72-81, 2008.

Jogo Pedagógico. Sustentabilidade. Educação Ambiental.

Texto completo: PDF