Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT NA COMPREENSÃO POLÍTICO-REIFICADORA NO LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ESTÁGIOS DE LETRAS EM ESCOLA DE ENSINO BÁSICO EM PORTO ALEGRE/RS
Andre Alves ARAUJO, Gilmar de AZEVEDO

Última alteração: 2019-06-23

Resumo


Ao considerar que a escola - como ambiente em que vidas, culturas e sujeitos interagem – mostra-se como instituição adequada para se praticar e disseminar em estratégias pedagógicas à democracia pluralista que respeite as diferenças de cada um e a igualdade de todos na perspectiva “arendtiana” de suscitar nos seres a capacidade humana de agir e iniciar o novo, recuperando o amor mundi enquanto cuidado das obras das gerações passadas e presente e, talvez, ao produzir novas narrativas em que se pretende para a comunidade escolar que ali interage e com a comunidade social em seu entorno, questiona-se nesta proposta de investigação teórico-prática sobre como se tensiona no contexto escolar os preceitos de democracia, de liberdade, de conduta política e de cidadania em escola pública no letramento literário nos estágios desenvolvidos pelos acadêmicos de Letras. Em sendo assim, aqui se objetiva estudar as obras de Hannah Arendt (1906-1975) para aquisição de conhecimentos a respeito de sua tese sobre multiculturalismo como potencial para liberdade e igualdade política entre as pessoas na inclusão do “Outro” no processo de ensino e de aprendizagem na construção de uma educação cidadã, inclusiva, política e emancipadora. Trata-se de pesquisa de argumentação descritiva e interpretativa, usando o procedimento analítico-interpretativo-reconstrutivo de investigação bibliográfica e ancora-se nas obras de Arendt (principais) na Filosofia e Cosson (2006), de ancoragem compreensiva na Educação. Na prática e como contribuição para a escola onde está inserida a pesquisa, espera-se que sejam observadas as teses de Arendt na escola pública de Ensino Básico a fim de que ações afirmativas, através da literatura, se transformem em aprendizado e práticas no processo de ensino (estagiários) e aprendizagem (alunos da escola assistidos nos estágios). Assim, interagir com as “contribuições de Hannah Arendt na compreensão político-reificadora no letramento literário nos estágios de Letras em escola de Ensino Básico em Porto Alegre/RS” torna-se, pela proposição deste Projeto de Iniciação à Pesquisa Científica, imperial haja vista estar-se vivendo em nosso país tempos de incertezas e retrocessos em nível de liberdades e humanização da humanidade.

Palavras-chave


Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Letramento literário; Letras.