Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PUBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA
Milena rodrigues MATOS, Viviane Maciel Machado MAURENTE

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


A formação continuada de professores é uma política de educação que tem como objetivo discutir o papel da educação na sociedade atual. Entender as necessidades e os interesses de nossos jovens, verbalizar novas práticas educativas e dialogar com a comunidade escolar no sentido de entender “que educação queremos e buscamos”. Esse projeto de extensão tem como objetivo qualificar os professores da Educação Básica que atuam nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Tem como eixos norteadores os seguintes temas: - Gestão Escolar; - Planejamento Escolar; e - Avaliação na Educação. São ofertadas 50 vagas para a Rede Pública do Município de São Luiz Gonzaga. O Curso dispõe de 40h, sendo 32h presenciais e 16h no Moodle, iniciará em maio com término em dezembro de 2019. No mês de abril acorreu a divulgação, convite e cadastro dos professores interessados, juntamente com a abertura do ambiente virtual/Moodle. Essa meta se estenderá até o mês de maio. Em junho será destinado a organização didática da página no Moodle e cadastro dos professores cursistas. Os encontros de formação ocorrerão de maio a outubro, de 15 em 15 dias. Os professores formadores são do quadro permanente da Uergs da Unidade em São Luiz Gonzaga. Como referencial de estudos tem-se Borges(2004); Tardif (2002), Zabala (1998). A Universidade como um órgão disseminador de saberes tem como uma de suas responsabilidades o de oferecer cursos de formação continuada para professores em serviço. Nesse cenário de mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas, bem como, as inúmeras descobertas científicas, a escola torna-se palco das novas informações, forçando, assim, os professores a estarem sempre se atualizando. Tem-se como hipótese que ao compreender o papel da escola, entender as necessidades dos alunos, a escolha de metodologias, a criação de novas estratégias pedagógicas, o conhecimento do que está sendo produzido nas Universidades, dialogar e refletir sobre suas práticas educativas são necessidades que demandam os cursos de formação continuada de professores. Responsabilidades que fomentam os pilares da Universidade, na qual a extensão como sendo um deles assume seu objetivo que é o de levar o conhecimento para além dos muros da Universidade.



Palavras-chave


formação continuada; gestão; planejamento; avaliação

Referências


BORGES, Cecilia Maria Ferreira. O professor de Educação Basica e seus Saberes Profissional.JM Editora: Araraquara, 2004

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Editora Vozes: Petropolis, 2002.

ZABALA, Antoni. A pratica Educativa: como ensinar. Editora: Artmed, 1998.