Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
INSETOS COLETADOS EM ALFAFA NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA, RIO GRANDE DO SUL
Patricia PADILHA, Eduarda Leticia RUARO, Rafael Narciso MEIRELLES

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


A alfafa é uma planta forrageira com grande valor nutricional. Como ela possui mais de uma safra por ano e grande tempo para renovação o dom plantio, costuma ficar muitos anos plantada em um mesmo local, podendo assim ser uma boa hospedeira de pragas e inimigos naturais de vários outros cultivos. Por esse motivo, o trabalho teve como objetivo avaliar a ocorrência de insetos que se hospedam na alfafa, destacando os mais importantes para a agricultura. Para isso, foram utilizadas duas formas de coleta: armadilha de Möerick (azul, branca e amarela) e rede de varredura. As coletas ocorreram entre março de 2018 e janeiro de 2019, quinzenalmente, na Área Experimental da UERGS, em São Luiz Gonzaga, RS. Os insetos coletados eram mortos e armazenados em álcool 70%, para posterior identificação. Dentre as famílias coletadas com potencial para pragas agrícolas, destaque para Chrysomelidae (Coleoptera), Cicadellidae e Aphididae (Hemiptera). E dentre os inimigos naturais Syrphidae, Figitidae (Diptera), Braconidae (Hymenoptera) e Reduviidae (Hemiptera). Os resultados apontam que alfafa pode ser tanto uma dispersora de pragas quanto um “banco” de inimigos naturais, e que seu papel como promotora de controle biológico ou cultura armadilha depende do manejo empregado.

Palavras-chave


agroecologia; controle biológico; diversidade

Referências


ABREU, C. I. V. & ZAMPIERON, S. L. M. Perfil da Fauna de Hymenoptera Parasitica em um Fragmento de Cerrado pertencente ao Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), a partir de duas Armadilhas de Captura. Ciência Et Praxis, v. 2, n. 3, p. 61-68, 2009.
AFONSO, A. P. S. Insetos praga da alfafa. In: MITTELMANN, A., et al. Tecnologias para a produção de alfafa no Rio Grande do Sul. Pelotas: Embrapa Clima Temperado; Juiz de Fora:Embrapa Gado de Leite, 2008. 70 p.
CARVALHO, L. M.; et al. Levantamento de afídeos alados em plantas hortícolas em Lavras-MG. Ciência e Agrotecnologia, v. 26, n. 3, p. 523-532, 2002.
COSTA, C. et al. Produção de matéria seca e composição bromatológica de vinte e oito cultivares de alfafa (Medicago saliva L.) em Botucatu-SP. Embrapa Amapá-Artigo em anais de congresso (ALICE). Veterinária e Zootecnia, v. 12, n. 1/2, p. 42-51, 2006.
DEGEN, B. & ROUBIK, D. W. Effects of animal pollination on pollen dispersal, selfing, and effective population size of tropical trees: a simulation study. Biotropica, v. 36, n. 2, p. 165-179, 2004.
MONTEIRO, A. L. G.; et al. Produção e distribuição de matéria seca e composição bromatológica de cultivares de alfafa (Medicago sativa L.). Revista Brasileira de Zootecnia, v.27, n.5, p.868-874, 1998.
OLIVEIRA, L. F. de, et al. A alfafa no Rio Grande do Sul. In: MITTELMANN, A., et al. Tecnologias para a produção de alfafa no Rio Grande do Sul. Pelotas: Embrapa Clima Temperado; Juiz de Fora:Embrapa Gado de Leite, 2008. 70 p.
OLIVEIRA, P. P. A.& LÉDO, F. J. da S. O uso de alfafa para pastejo bovino. In: MITTELMANN, A., et al. Tecnologias para a produção de alfafa no Rio Grande do Sul. Pelotas: Embrapa Clima Temperado; Juiz de Fora:Embrapa Gado de Leite, 2008. 70 p.
SCHNEIDER, A. A. A flora naturalizada no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil: herbáceas subespontâneas. Biociências, v. 15, n. 2, p. 257-268, 2007.
VIANA, M. C. M.; et al. Avaliação de cultivares de alfafa nas condições de Cerrado no Estado de Minas Gerais. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 39, n. 3, p. 289-292, 2004.

Texto completo: PDF