Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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CURSO DE AGRONOMIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES E PRODUÇÃO DE MEL: ABELHAS NA REGIÃO DAS MISSÕES.
Arilson Gabriel Barbosa de LIMA, Débora QUINTILIANO, Roger MACIEL, Rafael Narciso MEIRELLES

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


As abelhas são os principais polinizadores nas culturas de interesse para alimentação humana. Além disso, alguns biomas dependemdestes insetos para até 80% de sua reprodução. O desaparecimento destes polinizadores poderia significar o fim de algumas grandes florestas. Calcula-se que a ação de polinização realizada pelas abelhas movimente aproximadamente 15 bilhões de dólares anualmente no Brasil.Como atividade econômica ou amadora, muitas espécies, com e sem ferrão, podem ser criadas, pois produzem mel e outros produtos de interesse alimentício ou medicinal populares. A criação de abelhas com ferrão (apicultura) é realizada no Brasil desde o século XVIII, e a criação das espécies nativas sem ferrão (meliponicultura) já era realizada pelos índios na chegada dos portugueses, e sua prática aumenta a cada ano, principalmente de forma amadora nos centros urbanos. Apesar da relevância, as populações de abelhas estão em declínio por causa das diversas ações antrópicas que destroem seus ninhos, principalmente, por questões econômicas. Desta forma, se a ação do homem é a causadora da diminuição das populações de abelhas, a educação ambiental pode ser uma saída para a preservação destes insetos. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivorealizar atividades de educação ambiental com crianças e adultos na região da 32° CRE. Para isso, serão realizadas palestras para adultos, tanto com cunho informativo, quanto para incentivar a meliponicultura amadora. Estão previstas palestras em outubro e dois cursos para formação de meliponicultores em São Luiz Gonzaga, entre julho e novembro. Para crianças, as atividades ocorrerão em escolas indicadas pela 32° CRE. Serão feitas visitas, conversando com professores e alunos, e realizando atividades para apresentar as principais espécies de abelhas, explicando como elas vivem, como fabricam o mel, alertando para o risco delas desaparecerem e suas consequências. O norte das ações é estimular a seguinte reflexão:quais ações no nosso dia-a-dia podem ser alteradas para preservar as populações de abelhas? Como diminuir o impacto ambiental diariamente? Espera-se atender mais de mil e quinhentas crianças e formar, pelo menos, vinte meliponicultores hobbistas.