Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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J.K. HOWLING E SEUS TWEETS: O IMPACTO GERADO EM LEITORES DA SÉRIE “HARRY POTTER”
Vinicius da Silveira SURIS, Gilmar AZEVEDO

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


Esta proposta de ensino-aprendizagem desenvolvida em componente curricular no Curso de Letras discute sobre a saga de livros escrita por J. K. Howling (1965) sobre o personagem-bruxo da série literária e cinematográfica “Harry Potter”, que se tornou fenômeno de vendas, conquistando leitores em projeção mundial. Indaga-se que, embora a história iniciada com “A Pedra Filosofal” tenha sido concluída em 2007 com o livro “As Relíquias da Morte”, o mundo ficcional elaborado pela autora ainda se mantém extremamente relevante entre os leitores do gênero fantasia infanto-juvenil, principalmente, com a série veiculada no cinema. De fato, J.K Howling é a idealizadora de todo aquele universo, entretanto, cada vez que novas informações são adicionadas, as obras originais são modificadas. Em virtude do sucesso, ela vem utilizando nos últimos anos a rede social Twitter como meio midiático de se manter ativamente próxima aos fãs leitores e espectadores que ainda nutrem enorme apreço pelo conjunto de sua obra. No entanto, a autora, em série de tweets, modifica, acrescenta ou desmente informações relativas ao enredo original de “Harry Potter” e isso pode provocar modificações em sua obra. Objetiva-se aqui relativizar, ao comparar a série original com as mudanças “tweetadas” pela autora em suas postagens, com alguns fãs a extensão desses tweets. Para tanto, esta investigação tem como arcabouço teórico a interferência dos autores em suas obras sob a perspectiva autoral com base na tese “autor-função” do pensador francês Michel Foucault (2001) e o conceito de “Morte do Autor” para o “Nascimento do leitor” com base semiótica na tese de Roland Barthes (1967). Como procedimento metodológico far-se-ão entrevistas com fãs da série “Harry Potter” que participam deste universo em Porto Alegre. Espera-se gerar com isso um conjunto de dados suficientes para discussão sobre a extensão da influência dos tweets da autora sobre os leitores de sua obra já publicada.

Palavras-chave


Best-Seller; Recepção midiática; Teoria da Literatura