Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CONTROLE VISANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DO QUEIJO ARTESANAL SERRANO.
Izadora Bottega GONÇALVES, Liris KINDLEIN, Márcia Monks JANTZEN, Jaime Eduardo RIES, João Carlos Santos da LUZ, Saionara Araujo WAGNER

Última alteração: 2019-05-23

Resumo


Introdução: O Queijo Artesanal Serrano é um produto diferenciado produzido exclusivamente nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul- Catarinense. De origem portuguesa, foi trazido para região há cerca de dois séculos, sendo hoje produzido um produto adaptado que é considerado a principal renda agrícola bruta e atividade desses estabelecimentos rurais. Para ser considerado Queijo Artesanal Serrano o produto deve ser maturado, feito em pequena escala, com leite cru da própria fazenda, utilizando-se animais de corte ou cruzados em sistema extensivo de campo nativo. Apesar da tradição histórica do seu processo produtivo e das peculiaridades do seu processo de fabricação, grande parte desse queijo tem sido produzido e comercializado à margem da legislação vigente, se fazendo necessário um efetivo controle sanitário dos rebanhos, das etapas de processamento e da qualificação dos processos de modo a garantir a qualidade e inocuidade do queijo e sustentabilidade da cadeia produtiva. Método: Capacitação de Técnicos e Produtores Rurais em Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e Boas Práticas de Fabricação (BPF), desenvolver e disponibilizar aos produtores ferramentas e mecanismos de autocontrole relacionados às BPA e BPF, realizar o monitoramento da qualidade da água, do leite e do queijo nos seus diferentes tempos de maturação, nas queijarias participantes, além de auxiliar na promoção de eventos relacionados à melhoria da qualidade e que promovam de alguma forma o Queijo Artesanal Serrano. Hipóteses: É esperado que através da capacitação em BPA E BPF das 50 pessoas envolvidas na Ação; da elaboração de cartilhas e cartazes de BPA e BPF ilustradas, abordando todas as etapas e cuidados dos processos; e da elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) em 10 queijarias, seja obtida uma melhoria na qualidade microbiológica do Queijo Artesanal Serrano nas queijarias participantes e que esses produtores consigam se enquadrar e na legislação vigente.

Palavras-chave


Queijo Artesanal Serrano; Boas Práticas Agropecuárias; Boas Práticas de Fabricação

Referências


LUZ, João Carlos et al. Queijo artesanal serrano: manual técnico para implantação de boas práticas de fabricação. Porto Alegre: EMATER/RS –ASCAR, 2011. 72 p. il.

WAGNER, Saionara Araujo et al. Queijo artesanal serrano: identidade cultural dos campos de cima da serra. Porto Alegre: Alma da Palavra, 2018. 160 p.