Última alteração: 2019-06-07
Resumo
Este trabalho examina a utilização pedagógica da imagem fotográfica em estudos sobre Educação e Cultura Indígena. Fotografias que são entendidas como recurso capaz de ensinar um código visual, ao modificar e ampliar ideias sobre o que é significativo através da ética do ver e reter o mundo, ao possibilitar a contextualização do trabalho escolar enquanto imagem e mostra da realidade vivida, como diz Sontag S, (1987). Utilizada como ferramenta pedagógica a fotografia pode expressar a intensidade dinâmica e a interelação entre culturas, (Seffner, 2013), objetivando registrar espaços históricos e culturais que atravessam o tempo. Aqui se integra o objeto e objetivo desse projeto, ou seja, dar visibilidade às dimensões e diversidade da cultura Kaigang, que se enfatiza a partir da Lei no 11.645/2008 para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Realizou-se o curso de extensão Aprendizagens Interculturais: Produção de Sentidos na Educação Básica em convênio entre UNIPAMPA, UNISC e UERGS no segundo semestre do ano de 2018, composto por palestras com indígenas, estudos em EAD e visita a aldeia kaigang Foxá em Lajeado/RS, onde foram realizados registros fotográficos e trocas interculturais. As imagens resultantes da visita, ao retratar aspectos importantes do encontro entre acadêmicos e integrantes da aldeia e ao serem editadas revelaram mais do que as palavras são capazes de traduzir, constituindo-se em linguagem comunicativa em si mesmas. Percebeu-se que existe uma cultura indígena antiga e ancestral que tenta se sobressair ao se manter atual e que descreve a situação indígena do país ao mesmo tempo em que demonstra sua fortaleza expressa na tradição dos índios da aldeia Foxá.