Última alteração: 2019-06-23
Resumo
Este artigo visa apresentar um relato de experiências didática realizadas no Programa de Iniciação à Docência Pibid/Capes/Uergs. Tem como objetivo relatar as experimentações como estratégia pedagógicas realizadas no 4°ano do ensino fundamental, pelos pibidianos do curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em São Luiz Gonzaga. O Pibid é um programa institucional da Uergs com núcleos em oito Unidades, Alegrete, Bagé, Cruz Alta, Litoral Norte, Montenegro, Porto Alegre, São Francisco de Paula e São Luiz Gonzaga. Na Unidade em São Luiz Gonzaga se encontra em três escolas públicas, sendo duas estaduais e uma municipal. Traz como proposta a inserção de estudantes de licenciatura nos espaços escolares a partir do início da formação inicial, introduzindo-os a experiências docentes antes da entrada nos estágios supervisionados. A partir do segundo semestre de 2018 nas turmas de 4° anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Osmar Poppe, foi trabalhado com o projeto Ateliê Educativo, atividades de leituras, práticas corporais e teatros fizeram parte do planejamento da docência. Como exemplo, de atividade desenvolvemos a construção do boneco ecológico, onde trabalhamos o meio ambiente e a importância de cuidar da natureza. Todas as atividades propostas foram planejadas em conjunto com a supervisora do Pibid e implementada pelos pibidianos. O momento de planejamento ocorre todas as semanas com estudos e leituras referente as atividades a serem desenvolvidas e à docência em sala de aula. Tem como referencial teórico de base CANDAU (2009) e FREIRE (2003). O Pibid vem contribuindo na formação inicial, na construção da docência, com práticas pedagógicas planejadas a partir da realidade da escola e das turmas, um trabalho compartilhado com professores regentes, supervisora e Coordenação de área do Pibid. Acreditamos que esse programa vem colaborar com a educação nas escolas, na formação inicial e continuada de profissionais da educação, tornando a escola e à docência um espaço de formação inicial tão importante quanto os currículos de formação.
Palavras-Chaves: Pibid; Experiências; Formação Inicial.
REFERENCIAS
CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários á pratica educativa. 25 ed. São Paulo. Paz e Terra, 2002
1:Gregori do Carmo dos SANTOS. Apresentador do trabalho. Graduanda do 5°Semestre do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs. E-mail:gregori-santos@edu.uergs
2 Giulia Costa GRIEBELER. Bolsista de Iniciação à Docência- PIBID, acadêmico do 5° Semestre do Curso de Pedagogia Licenciatura. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Unidade de São Luiz Gonzaga (UERGS). E-mail: giulia-griebeler@edu.uergs
3 Laiza de Moraes ROCHA.Bolsista de Iniciação à Docência- PIBID, acadêmica do 5 Semestre do Curso de Pedagogia Licenciatura. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Unidade de São Luiz Gonzaga (UERGS). E-mail: laiza-rocha@edu.uergs
4 Coorientadora. Janice de Fátima PREUSSda Cruz Professora no Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe.E-mail: janicequimica@mail.com
5 Orientadora. Viviane MAURENTE Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Unidade de São Luiz Gonzaga. UERGS.E-mail: vivianemaurente@gmail.com
Palavras-chave
Referências
REFERENCIAS
CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários á pratica educativa. 25 ed. São Paulo. Paz e Terra, 2002