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PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Grégori do Carmo dos SANTOS, Giulia Costa GRIEBELER, Laiza de Moraes ROCHA, Janice de Fátima Preuss da CRUZ, Viviane MAURENTE

Última alteração: 2019-06-23

Resumo


Este artigo visa apresentar um relato de experiências didática realizadas no Programa de Iniciação à Docência Pibid/Capes/Uergs. Tem como objetivo relatar as experimentações como estratégia pedagógicas realizadas no 4°ano do ensino fundamental, pelos pibidianos do curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em São Luiz Gonzaga. O Pibid é um programa institucional da Uergs com núcleos em oito Unidades, Alegrete, Bagé, Cruz Alta, Litoral Norte, Montenegro, Porto Alegre, São Francisco de Paula e São Luiz Gonzaga. Na Unidade em São Luiz Gonzaga se encontra em três escolas públicas, sendo duas estaduais e uma municipal. Traz como proposta a inserção de estudantes de licenciatura nos espaços escolares a partir do início da formação inicial, introduzindo-os a experiências docentes antes da entrada nos estágios supervisionados. A partir do segundo semestre de 2018 nas turmas de 4° anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Osmar Poppe, foi trabalhado com o projeto Ateliê Educativo, atividades de leituras, práticas corporais e teatros fizeram parte do planejamento da docência. Como exemplo, de atividade desenvolvemos a construção do boneco ecológico, onde trabalhamos o meio ambiente e a importância de cuidar da natureza. Todas as atividades propostas foram planejadas em conjunto com a supervisora do Pibid e implementada pelos pibidianos. O momento de planejamento ocorre todas as semanas com estudos e leituras referente as atividades a serem desenvolvidas e à docência em sala de aula. Tem como referencial teórico de base CANDAU (2009) e FREIRE (2003). O Pibid vem contribuindo na formação inicial, na construção da docência, com práticas pedagógicas planejadas a partir da realidade da escola e das turmas, um trabalho compartilhado com professores regentes, supervisora e Coordenação de área do Pibid. Acreditamos que esse programa vem colaborar com a educação nas escolas, na formação inicial e continuada de profissionais da educação, tornando a escola e à docência um espaço de formação inicial tão importante quanto os currículos de formação.

 

Palavras-Chaves: Pibid; Experiências; Formação Inicial.

 

REFERENCIAS

 

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários á pratica educativa. 25 ed. São Paulo. Paz e Terra, 2002

1:Gregori do Carmo dos SANTOS. Apresentador do trabalho. Graduanda do 5°Semestre do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs. E-mail:gregori-santos@edu.uergs

2 Giulia Costa GRIEBELER. Bolsista de Iniciação à Docência- PIBID, acadêmico do 5° Semestre do Curso de Pedagogia Licenciatura. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Unidade de São Luiz Gonzaga (UERGS). E-mail: giulia-griebeler@edu.uergs

3 Laiza de Moraes ROCHA.Bolsista de Iniciação à Docência- PIBID, acadêmica do 5 Semestre do Curso de Pedagogia Licenciatura. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Unidade de São Luiz Gonzaga (UERGS). E-mail: laiza-rocha@edu.uergs

4 Coorientadora. Janice  de Fátima PREUSSda Cruz Professora no Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe.E-mail: janicequimica@mail.com

5 Orientadora. Viviane MAURENTE Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Unidade de São Luiz Gonzaga. UERGS.E-mail: vivianemaurente@gmail.com

 

 

 

 


Palavras-chave


Pibid; Experiências; Formação Inicial.

Referências


REFERENCIAS

 

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários á pratica educativa. 25 ed. São Paulo. Paz e Terra, 2002