Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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LETRAMENTO ACADÊMICO: DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR
Tuisi ROSSINI, Patrícia Inês Kemper BACK, Welitom Bilharva VARGAS, Renita Oliveira BILHARVA, Julyana Quaresma AZEREDO, Luciane Sippert LANZANOVA

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


Diante das dificuldades encontradas pelos alunos ao produzirem e compreenderem textos, devido ao pouco conhecimento, principalmente, no que se diz a respeito às relações linguístico-textuais e sociocomunicativas, propõe-se o Projeto de extensão intitulado “Letramento Acadêmico: desenvolvimento da escrita no Ensino Superior” com o objetivo de oportunizar a acadêmicos e alunos do Ensino Médio ampliarem a qualidade discursiva de seus textos, a partir de uma proposta metodológica de escrita e reescrita, baseada na Linguística Sistêmico Funcional (LSF). Neste projeto, procura-se articular o ensino, a pesquisa e a extensão, trabalhando os conceitos de Identificação e Periodicidade, incluindo os conceitos de contexto de cultura e de contexto de situação. As atividades deste curso constituem a operacionalização de uma pesquisa-ação, que está sendo realizada na Uergs, unidade em Três Passos, com o início de um curso semipresencial oferecido a alunos matriculados na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e no Instituto Érico Veríssimo, no primeiro semestre de 2019. O curso com duração de 40 horas, está sendo ministrado pelos autores do projeto e conta com atividades presenciais e a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Suas atividades tiveram início em abril e se estenderão até junho do presente ano. No primeiro encontro realizado, foi proposta uma atividade de produção textual de um texto no gênero artigo de opinião, a fim de fazer uma avaliação diagnóstica da escrita dos participantes. Nos encontros seguintes, foram trabalhados os conceitos de contexto de cultura e contexto de situação, bem como os conceitos relacionados à identificação e periodicidade. Após as aulas teórico-práticas e realização de atividades à distância, os participantes reescreveram seus textos. Os primeiros resultados apontaram inúmeras dificuldades apresentadas pelos alunos com relação à escrita. Dificuldades estas que foram em grande parte sanadas na reescrita. Na sequência do curso, outros gêneros textuais acadêmicos serão trabalhados.  Espera-se, portanto, com este projeto qualificar os alunos para que produzam textos cada vez mais coesos e coerentes, que atendam aos propósitos sociocomunicativos, bem como demonstrar a importância da reescrita no processo de desenvolvimento do letramento acadêmico.

Palavras-chave


Progressão Textual; Reescrita; Propósitos Sociocomunicativos.