Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DE BIOPLÁSTICOS PRODUZIDOS COM AMIDO DE MILHO E EXTRATO DE JABUTICABA (PLINIA JABOTICABA
Fabiane KAPPLER, Voltaire SANT'ANNA, Marta Regina dos Santos NUNES

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


As embalagens atuam como barreiras de alimentos contra danos físicos ou químicos, sendo de grande importância para a conservação, aumento da vida de prateleira de produtos prontos, evitam contaminações, facilitam o armazenamento e a comercialização de alimentos. Atualmente embalagens plásticas têm a preferência de uso pelas indústrias, porém a produção e o consumo exacerbado de plásticos de origem petroquímica vêm consolidando, majoritariamente, a necessidade do uso de produtos biodegradáveis e sustentáveis. O desenvolvimento de embalagens ativas a partir materiais alternativos se apresenta como um projeto inovador e de grande potencial de ser utilizado como uma embalagem, gerando novas alternativas às embalagens plásticas utilizadas atualmente na indústria de alimentos. O objetivo do presente projeto é a produzir e avaliar bioplásticos de amido de milho acrescidos de extrato aquoso da casca de jabuticaba e agentes plastificantes como sorbitol e glicerol. Pretende-se analisar a determinação de compostos fenólicos, migração, umidade, solubilidade em água, espessura, atividade antimicrobiana, atividade antioxidante, biodegradabilidade em solo e ação plastificante do sorbitol e glicerol, bem como a aplicabilidade dos mesmos. A metodologia base para a produção dos materiais envolve o uso de amido de milho diluído em água destilada ou extratos aquosos contendo bioativos, agentes plastificantes como glicerol e/ou sorbitol em meio levemente acidificado com vinagre ou ácido acético. Aquecimento, sob agitação constante, a 80 °C durante aproximadamente 10 minutos. As soluções filmogênicas devem ser vertidas em placas acrílicas e submetidas a secagem em estufa em temperaturas próximas a 40 °C por 24 horas e, após, secagem a temperatura de 25 °C durante 24h. Considerando-se os resultados prévios relacionados a embalagens inteligentes, acredita-se que serão produzidos materiais que poderão ser utilizados para a proteção e conservação de alimentos, com uma qualidade semelhante a de um plástico de origem fóssil, porém com a vantagem de ser biodegradável, causando menor impacto ao meio ambiente e agregando propriedades funcionais aos alimentos.


Palavras-chave


Biodegradáveis; Embalagens; Alimentos.

Referências


DONHOWE, I. G.; FENNEMA, O. R. Edible films and coatings: characteristics, formation, definitions and testing methods. In: KROCHTA, J. M.; BALDWIN, E. A.; NISPEROS-CARRIEDO, M.O. (Ed.). Edible coatings and films toiImprove food quality. Lancaster, PA (USA): Technomic Publishing Co., 1994, p.1-25.

FAKHOURI, F. M. et al. Edible films made from blends of manioc starch and gelatin – Influence of different types of plasticizer and different levels of macromolecules on their properties. LWT - Food Science and Technology, v. 49, n. 01, p. 149-154, nov. 2012.

GOMES, A.F. Avaliação do Efeito do Sorbitol e do Glicerol nas Características Físicas, Térmicas e Mecânicas da Película e do Hidrogel de Amido de Milho Reticulado com Glutaraldeído 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014.

MALI, S.; GROSSMANN, M. V. E.; YAMASHITA, F. Filmes de amido: produção, propriedades e potencial de utilização. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 31, n. 1, p. 137-156, 2010.

TELES, A.S. Preparação e Caracterização de um Bioproduto Funcional com Características de Bioplástico, obtido a partir de Amido de Milho e Extrato de Erva-Mate (Ilex paraguariensis A. St. Hill.) 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Santa Cruz do Sul, 2018.