Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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LETRAMENTO ACADÊMICO: DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA POR MEIO DA EXPLICITAÇÃO DE CONCEITOS DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Patricia Inês Kemper BACK, Tuisi ROSSINI, Arisa Araujo da LUZ, Ana Carolina Martins Da SILVA, Magali De Morais MENTI, Luciane Sippert LANZANOVA

Última alteração: 2019-06-18

Resumo


Muitos alunos ao ingressarem na universidade demonstram certa dificuldade em relação à escrita, especialmente quanto aos gêneros acadêmicos. Nesse sentido, para ampliar o seu leque de participações letradas dentro da comunidade discursiva acadêmica, pretende-se analisar uma nova proposta metodológica baseada na prática da reescrita.   Para tanto, o presente projeto denominado “Letramento acadêmico: práticas de escrita/reescrita sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF)” tem como objetivo analisar como uma abordagem metodológica baseada na escrita e reescrita de textos, após a explicitação de conceitos teórico-práticos da LSF poderá contribuir para o desenvolvimento do letramento acadêmico. Com isso, tem-se procurado articular o ensino, a pesquisa e a extensão, trabalhando os conceitos de identificação e periodicidade, bem como os conceitos de contexto de cultura e de situação. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada na Uergs, Unidade em Três Passos, que iniciou suas pesquisas bibliográficas no ano de 2018, juntamente com um projeto piloto. A partir do primeiro semestre de 2019, está sendo realizado um curso semipresencial oferecido aos acadêmicos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), preferencialmente dos primeiros semestres, e alunos do Ensino Médio. O curso com carga horária de 40 horas, inclui encontros presenciais e atividades a distância, com materiais disponibilizados no sistema do Moodle. Busca-se trabalhar os pressupostos teóricos de escrita e reescrita na produção de textos acadêmicos. A análise dos dados, realizada a partir de uma perspectiva interpretativista e da LSF, em um primeiro momento, identificou as mudanças ocorridas na reescrita dos textos produzidos, por meio da comparação entre as duas versões. Os resultados preliminares apontam certas dificuldades apresentadas pelos acadêmicos nos processos de escrita, principalmente em relação aos processos de referenciação (identificação) e progressão textual (periodicidade). No entanto, fica evidente a evolução nas produções realizadas após as atividades de estudo sistemático e explicitação destes conceitos relacionados à produção textual. Espera-se com este trabalho capacitar os alunos a produzirem textos mais fluentes, coesos e coerentes, capazes de atender aos propósitos sociocomunicativos almejados no meio acadêmico e com isso diminuir as dificuldades e a resistência que estes demonstram ao escrever e reescrever textos.


Palavras-chave


Reescrita; Identificação; Periodicidade.