Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
TEATRO DO OPRIMIDO
Marina Müller Rodrigues, Denise Lopes da CRUZ, Felipe Davi MACHADO, Letícia Gabriela SCHMITT, Ágata Schervenski TEJADA, Marli Susana Carrard SITTA

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


Este projeto que trata-se de uma interação que trabalha a escuta, proporcionando aospibidianxs e também aos alunxs uma transformação e troca de conhecimento atravésda percepção buscando diferentes experiências em sala de aula, e com o intuito deperceber e compreender o espaço educacional do qual estamos inseridos. Tem comoobjetivo entender o conceito do Teatro do Oprimido e do Teatro-Fórum de AugustoBoal; repensar o social através de jogos de improviso, baseado em exercícios propostose criar e observar as criações dxs colegas, por meio de partituras, imagens, improvisose cenas. Segundo BOAL “o contato com o público, no Teatro-Fórum, eraestabelecido sempre seguindo a mesma sequência: exercícios, jogos, Teatro-Imagem e,por fim, cenas de Teatro-Fórum”(BOAL, 1931, p.4), utilizando-se dessa metodologia,procuramos desenvolver no ambiente escolar, com uma turma de sétimo ano, aspossibilidades que podem ser trabalhadas por meio de um processo que busquetransformar e estimular a vida dos alunxs, na questão social, política, crítica e nopreparo da protagonização de suas próprias vidas. Os encontros forão de práticas ediálogos, onde utilizamos exercícios, para conhecimento dos temas e da turma.Propúnhamos jogos de improviso introduzindo os conceitos do Teatro do Oprimido edo Teatro-Fórum de Boal. Convidamos xs alunxs a trazer suas realidades para a sala deaula, histórias, figuras, amigos, conhecidos, família; onde por meio do Teatro-Fórum trouxemos discussões sociais, resultando em pequenas cenas e improvisos, instruindoxs alunxs na resolução de conflitos, abordando temas cotidianos.

Palavras-chave


Improviso; Teatro-Fórum; Augusto Boal.

Referências


BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

BORGES, S. L. AUGUSTO BOAL E A EDUCAÇÃO: proposta para uma emancipação social através do Teatro-Fórum. 2013. Disponível em:< http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_arte_pdp_sergio_luiz_borges.pdf >.  Acesso em: 12 de Abril de 2019.