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PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE VIAMÃO/RS FACE À UNIDADE DE CONSERVAÇÃO PARQUE SAINT HILAIRE
Última alteração: 2019-06-15
Resumo
Utilizações de espaços naturais, que compreendem Unidades de Conservação (UC), podem ser trabalhadas de maneira sistêmica pelos professores, independente de sua área de atuação. Assim este trabalho realizou um diagnóstico da percepção ambiental dos educadores da rede pública de Viamão/RS em relação à Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Saint’Hilaire (PNMSH). A pesquisa foi de cunho qualitativo através de reunião com a equipe diretiva em quatro escolas no município. Estas foram escolhidas por estarem próximas ao PMNSH, aplicou-se questionários para a coleta de dados, o que permitiu perceber ausência de empoderamento daquele espaço pelos docentes e a falta de conhecimento sobre o parque ser uma UC. Logo o trabalho contribuiu na construção de reflexões junto aos educadores sobre a possibilidade de utilização desses espaços educacionais contribuindo para a conservação da biodiversidade e, auxiliando a efetividade da educação ambiental para à reflexão crítica e pertencimento do cidadão com sua realidade local.
Palavras-chave
educação ambiental; meio ambiente; áreas protegidas
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