Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
Lisandra da Trindade ALFARO, Caroline Tavares de SOUZA

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


Estamos imersos numa era tecnológica, a qual foi substancialmente somatizada pela ascensão da internet, que possibilitou a comunicação e a difusão de conhecimento por meio dos computadores e dispositivos móveis. Todas essas mudanças geram o que Lévy (1999) cunhou como cibercultura, que pode ser compreendida como o conjunto de práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem com o crescimento do ciberespaço. É neste ciberespaço que está inserido o ambiente escolar, composto por professores e alunos de gerações distintas, com diferentes formas de se relacionar com os dispositivos móveis e suas potencialidades. Por um lado, temos os professores, imigrantes (ou não) digitais, por outro os alunos, os nativos digitais (PRENSKY, 2001) e é nessa relação que se constroem os processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto cabe refletir: Será que os professores estão preparados para utilizarem recursos tecnológicos dentro da sala de aula como uma ferramenta de ensino? É nesta perspectiva que o projeto de pesquisa visa analisar de que forma o currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia está se preocupando em formar profissionais da educação aptos ao trabalho pedagógico incluindo os recursos digitais para a atuação como mediadores do conhecimento, podendo realizar práticas pedagógicas inovadoras, capazes de alcançar a todo e qualquer aluno presente em sua sala de aula.  A metodologia utilizada será um estudo de caso, realizando um comparativo crítico entre os currículos do curso de Licenciatura em Pedagogia de duas universidades da cidade de Alegrete – RS, focando na inserção do uso e discussão de tecnologias. Buscando compreender como os acadêmicos se sentem, estando prestes a atuarem nas escolas, e se acreditam que ao concluir a graduação estarão predispostos a utilizarem recursos tecnológicos em suas práticas docentes, serão realizadas entrevistas com acadêmicos em conclusão de curso das instituições investigadas. Almejamos, ao fim da pesquisa, construir um conteúdo amplo sobre o tema, tendo dados significativos sobre a forma como o currículo está (ou não) favorecendo a formação inicial para o uso de tecnologias e buscando indicar possíveis reestruturações no currículo da graduação em Pedagogia que possa atender às demandas do ciberespaço.

Palavras-chave


Currículo; Tecnologia; Formação de Professores.

Referências


LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais; 2001. Disponível em: http://crisgorete.pbworks.com/w/file/fetch/58325978/Nativos.pdf