Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Lisandra da Trindade ALFARO, Caroline Tavares de SOUZA

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


A presente pesquisa buscou alcançar acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia e professores já atuantes em anos iniciais, afim de incentivá-los a novas possibilidades matemáticas a partir das tecnologias digitais. Para Buss (2016) faz-se necessário o uso das tecnologias digitais para lidar com as informações dos dias atuais. Como metodologia realizamos um levantamento bibliográfico, via internet, buscando recursos educacionais abertos (REA) que pudessem servir como ferramentas de ensino. Segundo a Unesco (2012), os REA oferecem oportunidades estratégicas para melhorar a qualidade da educação. Elaboramos uma página no Facebook e um Blog, a fim de compartilharmos informações e práticas lúdicas matemáticas. Nossos espaços digitais alcançaram inicialmente um público de professores mais jovens, familiarizados com a tecnologia, mas que buscam inovações. Esse resultado foi sendo modificado ao longo do tempo, atualmente nosso público é mais amplo, e não se detém apenas em profissionais da educação, mas também pessoas interessadas em Matemática.

 


Palavras-chave


Formação de professores; Recursos Educacionais Abertos; Matemática em Anos Iniciais.

Referências


BUSS, C. Instrumento para identificação de software educativo para o ensino de matemática nos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

FARIAS, Fabio Douglas. Uso De Softwares Educativos Para O Ensino De Matemática: Contribuições De Um Processo De Formação De Professores Dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental.  2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MOROSINI, M. & FERNANDES, M. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções; PUCRS, RS, Brasil; 2014.

PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais; 2001. Disponível em: http://crisgorete.pbworks.com/w/file/fetch/58325978/Nativos.pdf

UNESCO, Organização das Ações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Representação da Unesco no Brasil. Recursos Educacionais Abertos, 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education/open-educational-resources/

 


Texto completo: PDF