Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS ESTADUAIS DE BAGÉ/RS: UM OLHAR SOBRE OS LETRAMENTOS DIGITAL E CORPORAL
Jordana Montanha PEDROSO, Tainara Susara Fagundes Barcellos PINTO, Rafael Silveira da MOTA, Jaison Marques LUIZ, Veronice Camargo da SILVA

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento de planejamento (LDB, 2017) que serve para nortear os objetivos, ideais e pensamentos escolares e deve ser construído com participação ativa da comunidade escolar, estando de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Corroborando com este conceito é importante entender o que o documento propõe, bem como as orientações que o mesmo recomenda aos espaços educacionais como recurso de construção de base. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar até que ponto os PPP tratam sobre as temáticas de letramento corporal e digital, assim como averiguar de que forma os PPP manifestam o letramento corporal e o digital. Desse modo, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa documental, com análise qualitativa. Foram selecionadas três escolas estaduais do município de Bagé/RS. Como critério de seleção, optou-se pelas três escolas com maior número de alunos matriculados no ensino fundamental. Os dados foram coletados na 13ª Coordenadoria Regional Estadual (13ª CRE). Posteriormente, solicitaram-se às escolas selecionadas seus PPP para, então, proceder-se com a análise. Ficou evidenciado que há diferentes realidades, tendo em vista que duas escolas analisadas apresentam seu Projeto Político Pedagógico delimitado e com certa resistência em expor o mesmo.  Sabe-se, no entanto, que este é um documento que deve ser aberto à população. Constatou-se, através do PPP da terceira escola selecionada, que a mesma é uma escola aberta com diversos projetos extensivos com vistas a trazer a sociedade escolar para o turno integral. A escola propõe projetos que englobam as tecnologias e o corpo no cotidiano. Os dados mostraram, ainda, que as escolas estão estudando a Base Nacional Comum Curricular, em um dia específico (Dia D), determinado pelo estado. Na sequência, o PPP de cada instituição deverá ser revisado e atualizado pela mesma. Como consideração, podemos inferir que os PPP podem mudar no decorrer do ano letivo, pois as necessidades da comunidade vão surgindo e mais questões podem aparecer para serem sanadas. É de suma importância atender as demandas destes dois letramentos essências para o desenvolvimento social e cultural do individuo.


Palavras-chave


Corpo; Tecnologia; BNCC.