Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A APLICABILIDADE DA AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM UMA EMPRESA PÚBLICA
Rosane Maria HAMMES, Vitória Araujo KUSIAK, Diego Françoes de SOUZA, José Piethro dos Santos SILVA, Cyro Gudolle SOBRAGI

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), é um programa criado pelo Ministério do Meio Ambiente que visa à implementação de práticas sustentáveis no âmbito do setor público. O Estado desempenha uma função alocativa, distributiva e reguladora, assumindo diversos papéis em esferas diferentes do setor público. Tais ações demandam a utilização de diferentes instrumentos; pessoas, organizações, e matéria prima, que impactam não só a sociedade que usufrui deste serviço, mas também o ambiente que sofre as consequências maléficas e benéficas da prestação do mesmo. Neste sentindo, A3P constitui um mecanismo que sistematiza as ações socioambientais no setor público. Seu foco é o estudo do eixo de sensibilização e capacitação de servidores, como principal ferramenta para formação de consciência e responsabilidade com o meio ambiente. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar as ações de sensibilização e capacitação da A3P dentro de uma Instituição Pública. A questão de pesquisa que sustenta o presente trabalho é: como ocorrem as ações de sensibilização e capacitação da A3p para servidores de uma organização pública? O método utilizado é estudo de caso, de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica. O referencial teórico apoiou-se nos conceitos de Gestão Pública Ambiental (BARBIERI, 2016), Educação Ambiental (NASCIMENTO et al, 2015) e Meio Ambiente (SEIFFERT, 2011). As hipóteses levantadas nesta pesquisa são: a) ações de sensibilização e capacitação contribuem com a aplicação da A3P? e b) ações de sensibilização e capacitação não contribuem com a aplicação da A3P? Para responder as hipóteses levantas, espera-se, posteriormente realizar coleta de dados que envolva pesquisa de campo e entrevistas com servidores dos setores da organização. Portanto, espera-se que nas considerações finais do estudo que se encontra em andamento, seja constatado a  importância de programas como a A3P para a Administração Pública. Também seja analisado como se tais práticas são efetivas para a consciência e responsabilidade ambiental no organizacional.

Palavras-chave


Sustentabilidade; Gestão Pública; Sensibilização.

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001:2015: informação e documentação: citações em documentos. Rio de Janeiro. 2015.

BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial: Conceitos, modelos e instrumentos. 4ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Cartilha da A3P. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/cartilha_a3p_36.pdf> Acesso em 12 de nov  2018.

CENTRO DE TECNOLOGIA AMBIENTAL. Agenda Ambiental na Administração Pública. 2007. Disponível em: <http://www.cetem.gov.br/sustentavel/planos/a3p/Manual_a3p_4ed_rdz.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2018.

COGO, D A G.A SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL:UM DESAFIO ÀS ORGANIZAÇÕES. Monografia:  Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. In: Ponta Grossa, (2011).

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª Edição. Porto Alegre: Artmed Editora S.A., 2010.

NASCIMENTO, M D M. et al. Educação Ambiental na Administração Pública: A implantação da A3P na Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf-PE. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental Santa Maria, v. 19, n. 2, mai-ago. 2015, p. 493-501.

SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. ISSO 14001 Sistemas de Gestão Ambiental: implantação objetiva e econômica. 4ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

SILVEIRA, Denise Tolfo e CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel (org) e SILVEIRA, Denise Tolfo (org). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

TRENSURB. Gestão Socioambiental. 2018. Disponível em: <http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_detalhe.php?codigo_sitemap=3710>. Acesso em: 28 out. 2018

TRENSURB. Identidade Organizacional. 2018. Disponível em: <http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_detalhe.php?codigo_sitemap=49#prettyPhoto>. Acesso em: 03 nov. 2018.