Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE O LETRAMENTO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Shayane Gusmão BRIGNOL, Anne Suziele Rodrigues CARNEIRO, Rafael Silveira da MOTA, Jaison Marques LUIZ, Veronice Camargo da SILVA

Última alteração: 2019-06-18

Resumo


Considerando que a educação infantil é o início do processo educativo, entende-se a importância desta etapa que tem como finalidade desenvolver as crianças em seus aspectos sociais, físicos, intelectuais e psicológicos. Do mesmo modo, compreende-se que nesta fase começam as descobertas e as inquietações. Cabe ao professor estimular a criança, sem esquecer-se de trabalhar o lúdico e com atividades prazerosas que auxiliem no desenvolvimento da mesma. Para melhor compreensão do letramento corporal, entende-se que as práticas corporais são importantes para essa criança que está em formação e os gestos, a postura e os movimentos enviam mensagens constantes sobre como a criança se vê e vê o outro. A partir dessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é compreender como a psicomotricidade na Educação Infantil é construída e elaborada pelos docentes, assim como investigar como o docente compreende o conceito de letramento corporal e como o mesmo instiga a reflexão de seus alunos. Dessa maneira, este estudo caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Como critério, selecionou-se uma escola de educação infantil, privada, situada na cidade de Bagé e considerada uma escola pioneira com relação à implementação de práticas corporais. Para o Kyrillos e Sanches (2004) a descoberta do corpo é intensa nessa fase, quando a criança começa a explorar suas sensações e emoções através do movimento corporal, descobre e reconhece o mundo com suas interações. Através destas vivências é possível a construção psicomotora. O letramento corporal, no entanto, deve ser desenvolvido no contexto escolar (WITHEHEAD, 2018), conforme a condição de cada indivíduo e pode ser descrito como  motivação, confiança, competência física, conhecimento e compreensão para manter a atividade física ao longo da vida.  Este projeto encontra-se numa etapa inicial, apresentando resultados parciais, todavia defendemos que o professor deve conhecer e trabalhar com o letramento corporal de maneira eficaz, pois a criança melhora seus movimentos, aperfeiçoando sua lateralidade, organização e noção espacial, além de interagir com os colegas não só de maneira oral, mas também corporal. Na sequência, serão analisados os métodos utilizados pelos professores e quais suas estratégias para desenvolver sua metodologia.



Palavras-chave


Psicomotricidade; Práticas corporais; Descoberta.

Referências


KYRILLOS, Michel Habib M.; SANCHES, Tereza Leite. Fantasia e criatividade no espaço lúdico: educação física e psicomotricidade. In: ALVES, Fátima. Como aplicar a psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com amor e união. Rio de Janeiro: Wak, 2004. p.153-175

WHITHEHEAD, Margareth. Letramento Corporal: Atividades físicas e esportivas para toda vida. Instituto Ayrton Senna: Penso Editora. 2018.