Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
O LETRAMENTO CORPORAL COMO PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Ana Laura Burns FLORES, Veronice Camargo SILVA

Última alteração: 2019-06-15

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de um Curso de Nivelamento oferecido aos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da unidade de Bagé – RS, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, demonstrando os efeitos na formação docente de práticas que contemplem a formação integral humana, especificamente, o “Letramento Corporal”. O objetivo geral constituiu-se em constatar como os acadêmicos, ingressantes no curso de Pedagogia, respondem a um processo educativo dinâmico e integral, tendo como eixos estruturantes o corpo, a mente e as emoções. A presente pesquisa caracterizou-se como estudo de caso com abordagem qualitativa, tendo como instrumento os relatos individuais produzidos pelos alunos ao final do curso, bem como os registros de observações relativas às atitudes e reações dos alunos durante a interação e as socializações realizadas no curso de nivelamento, que foram produzidos pelos ministrantes no eixo Letramento Corporal.


Palavras-chave


corpo; integral; emoções

Referências


CIA Atlhetica, A Dança e a Corporeidade como atividades fisicas; www.ciaathletica.com.br/blog/a-cia-

athletica/modalidades/a-danca-e-a-corporeidade/ ; Corporeidade na dança, 2017, acesso em janeiro

2019

 

DUARTE JR., J. FRANCISCO. Por que arte e educação, Campinas, SP, Papirus, 1994, p. 41,42

 

FOUCAULT, M.  Hermenêutica do sujeito. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FREITAS, A, Simões. Michel Foucault e o “cuidado de si”:a invenção de formas de vida resistentes na educação; ETD - Educ. Temat. Digit., Campinas (SP) - ISSN 1676-2592.

RODRIGUES, G. Bailarino, Pesquisador, Intérprete: Processo de Formação – Rio de Janeiro: Funarte, 1997, 2005. 2. Ed. 182 p.: fot.


Texto completo: PDF