Última alteração: 2019-06-12
Resumo
Atualmente, há várias formas de ensinar Matemática de forma criativa e uma delas é utilizando as Tecnologias Digitais. Nesse contexto, a presente investigação teve como objetivo identificar a presença e o uso dos laboratórios de informática no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas do município de Alegrete- RS. Esta pesquisa de cunho qualitativo-exploratória, apoiada em estudo de caso, realizada com professores de anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Alegrete/RS. A pesquisa foi realizada em três etapas, inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico. No segundo momento foi realizada a observação na escola selecionada e, por último, foi realizada a entrevista com uma professora. Concluiu-se com esta pesquisa que não há a preocupação da maioria dos professores sobre o ensino de matemática, pois alguns professores proporcionavam atividades não relacionadas ao ensino de matemática ou realizavam atividades improvisadas na hora.
Palavras-chave
Referências
CARDOSO, Aline de Oliveira da Conceição. Tecnologias digitais, currículo e interdisciplinaridade na escola: um link possível a partir da ação docente. Porto Alegre: Educação por Escrito, 20015.
DUFLOTH, S. C. et al. Cidades digitais e a construção de um ambiente favorável à educação a distância: o caso de Piraí – RJ. R. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 15, n. 35, p. 153-171, jan./abr. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. SP: Atlas, 2002.
GIRAFFA, Lucia Maria Martins. [ei al.]. (Re) Invenção Pedagógica? Reflexões acerca do uso de Tecnologias Digitais na Educação. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012.
NICOLAU, Adriane. Planejamento no Ambiente Escolar. Santa Cruz do Sul: 2015.
PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. São Paulo: Editora Brasiliense SA, 1980.
PONTES, Alzair Eduardo. Et al. O Uso do Computador como Ferramenta de Mediação Pedagógica no Sistema Municipal de Educação –Goiatuba–Goiás. 2012.
RIBAS, Selma Carneiro. SOUZA. Flavia Dias de. TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: o uso do computador na escola como recurso pedagógico. Paraná: 2013.
SILVA, E. F. C. Laboratório de Matemática: uma análise sobre o uso das novas tecnologias no ensino de matemática numa escola rural do Município de Escada - PE. Monografia. 2008.