Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSISTIVAS E AUDIODESCRIÇÃO (2º fase)
Caroline da Luz MOREIRA, Helenara Machado de SOUZA, Tatiana Luiza RECH, João Alvarez PEIXOTO, Fabrício SOARES

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


A inclusão de alunos com deficiências tem sido um grande desafio para as escolas públicas e privadas, pois os obstáculos superam a questão financeira, uma vez que equipar escolas é apenas um passo neste processo, é necessário para conquistar avanços expressivos desenvolver pesquisas e atividades de formação para os professores para habilitá-los a utilizar as novas tecnologias em benefício da inclusão. Desta forma, este projeto de extensão, visa dar continuidade as atividades iniciadas no ano de 2018, tais como, a disponibilização do Laboratório de Informática da Unidade da Uergs em Cruz Alta, com seus computadores, softwares, display Braille para os alunos com deficiência visual da educação básica da cidade, visando capacitá-los a utilizar o computador na sala de aula regular. Também, tem como objetivo realizar o serviço de elaboração dos roteiros de audiodescrição das obras de arte do Museu das Missões, localizado na região Noroeste do Rio Grande do Sul, colaborando com a ampliação dos espaços culturais acessíveis às pessoas com deficiência visual. Procurando reduzir a enorme distância que existe entre o que está previsto em nossa legislação sobre inclusão e a realidade de nossos espaços públicos de educação, cultura, lazer, desporto e turismo. Outras ações a serem realizadas no âmbito do projeto são: o Ciclo de Oficinas para a Formação Docente para Uso das Tecnologias Assistivas, realizando a formação de professores das redes públicas da região de Cruz Alta e confecção de materiais didáticos em alto-relevo para as Salas de Recurso Multifuncionais das escolas, utilizando a impressora 3D, adquirida com recursos de um edital da 1ª Vara da Justiça Federal de Cruz Alta. Em todas as ações será utilizada uma metodologia participativa, onde o público-alvo do projeto tenha espaço para falar e apontar as suas principais necessidades, de forma a realizarmos um constante trabalhado de avaliação e (re)planejamento de cada atividade prevista no plano de trabalho do projeto. Como resultados esperados, a serem atingidos até o final do ano de 2019, busca-se realizar a formação de, aproximadamente, 50 (cinquenta) professores e alunos do curso de licenciatura em Pedagogia na área de tecnologias assistivas, além produzir matérias didáticos para as salas de recursos multifuncionais das escolas públicas de Cruz Alta, elaborar os roteiros de audiodescrição das obras de arte do Museu das Missões e atender, semanalmente, alunos de escolas públicos de Cruz Alta no Laboratório de Informática da Uergs em Cruz Alta.


Palavras-chave


Formação docente; Deficiência visual; Inclusão.

Referências


ADERALDO,Marisa Ferreira. Audiodescrição de Obras de Artes Visuais. Fortaleza: EdUECE, 2017.

ARAÚJO,Vera Lúcia Santiago. Audiodescrição: Aspectos Teóricos e Práticos da Audiodescrição. Fortaleza: EdUECE, 2017.

BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

ADERALDO,Marisa Ferreira. Proposta de Parâmetros Descritivos para Audiodescrição à Luz da Interface Revisitada entre Tradução Audiovisual Acessível e Semiótica Social – Multimodalidade. 2014. 206f. Tese (Doutorado) -  Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/MGSS-9LZPMM/tese_marisa.pdf?sequence=1>. Acesso em: 15 abril 2018.

SANTOS, Vânia Silveira de Oliveira; DA PIEVE, Maria da Graça Prediger. A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: feitos e efeitos no cotidiano escolar – 2ª fase. In: Anais do 4º

SIEPEX – Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs, v. 4, n. 1. p. 259. Vacaria/RS: Uergs, 2014.

VIGATA, Helena Santiago. A experiência artística das pessoas com deficiência visual em museus, teatros e cinemas: uma análise pragmaticista. Tese de doutorado doPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Universidade de Brasília (UnB), Brasília: 2016.