Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE EXTENSÃO: INCENTIVO PARA A IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA JÚNIOR NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (TAPES – RS)
Pietra dos SANTOS, Juliane CARVALHO, Carlos Alberto dos SANTOS

Última alteração: 2019-06-23

Resumo


Um dos principais desafios da graduação está na capacidade de relacionar de uma forma prática os conhecimentos que são adquiridos em sala de aula. Dessa forma, a Empresa Júnior proporciona aos alunos a possibilidade de solucionar problemas apresentados pelos clientes. Sendo assim, o objetivo geral do projeto foi fornecer a vivência prática dos discentes em Administração na prestação de serviços em Tapes e região. O trabalho é caracterizado por ser um projeto de extensão que utilizou técnicas de palestras sobre Empreendedorismo bem como a realização de consultorias nas empresas. Durante o projeto três palestras foram realizadas e uma consultoria em uma academia, que gerou efeitos positivos na organização. Conclui-se que projetos de extensão como esse que incentivam o empreendedorismo são essenciais na vida acadêmica, pois torna o participante mais proativo gerando nele o intuito de mudar situações e contribuir para que a sociedade seja melhor e mais empreendedora.


Palavras-chave


empreendedorismo; Empresa júnior, projeto

Referências


ANDRADE, A. R. O Curso de Administração, a Empresa Junior e a Formação de Consultores de Organização. Anais... VI SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 2009.

 

FEITOSA, M. J. S.; FIRMO, L. A. Anais... Bases do Comprometimento Organizacional em Empresas Juniores: um Estudo na A.C.E Consultoria e na Prospect Empresa Júnior. VII Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD - EnEO, 2012.

 

LAUTENSCHLAGER, F. B. Percepção dos Graduandos sobre o Desenvolvimento de Competências em uma Empresa Júnior de Psicologia. 2009. 110f. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2009.

 

OLIVEIRA, J. G. G. Uma Ideia genial. In F. Matos (Ed.), A Empresa Junior no Brasil e no Mundo: o conceito, o funcionamento, a história e as tendências do movimento Empresa Junior. São Paulo: Martin Claret, 1997.

 

OLIVEIRA, F. C. et al. Anais... Importância da Empresa Júnior para o desenvolvimento profissional dos universitários. XIX SEMINÁRIO NACIONAL DE PARQUES TECNOLÓGICOS E INCUBADORAS DE EMPRESAS, 2009.

 

ZILIOTTO, D. M., BERTI, A. R; A aprendizagem do aluno inserido em Empresa Júnior. Conexão UEPG, v. 8, n. 2, 210-217, 2012.


Texto completo: PDF